Adultos

Lição 9 - Promessas para pais e filhos VII

ASSEMBLEIA DE DEUS EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN - IEADESGA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - AS PROMESSAS DE DEUS: Confie e viva as bênçãos do Senhor porque fiel é O Que prometeu

COMENTARISTA: Elinaldo Renovato de Lima

COMENTÁRIO: Pr. Erivandro Galdino

LIÇÃO Nº 9 – A PROMESSA PARA PAIS E FILHOS

INTRODUÇÃO

Deus, o Criador do homem, do casamento e da família, confere elevado valor à obra da sua criação. O homem e a mulher foram feitos à imagem de Deus (Imago Dei) para servi-lo, como os seus mordomos na terra. A sua missão principal foi ser pai, ao lado da sua esposa, cujo papel primordial é o de ser mãe e a criação dos filhos. Ao criar Adão, Deus, com a sua divina percepção, entendeu que a solidão não seria boa para a vida no Éden, mesmo com todas as condições perfeitas para sobreviver, vivendo eternamente. A sua primeira conclusão depois de criar Adão foi: “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei adjutora que esteja como diante dele [...] Então, o Senhor Deu cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2.18, 21-24). Nesse texto, vemos a criação da mulher e, depois, a criação da família, formada por pai, mãe e filhos, no plano perfeito de Deus. Nesse plano divino, Deus usa a Bíblia como o manual do casamento e da família, orientando como ter uma vida feliz no lar, no casamento, na família e na sociedade. Quando conhecemos a forma pela qual Deus relaciona-se conosco, podemos ver que a vida é muito mais complexa do que algo a ser dirigido aleatoriamente por planetas ou cartas, que não têm tal virtude. A Bíblia, a Palavra de Deus, mostra-nos que o Senhor tem planos. Em primeiro lugar, Ele tem um plano maravilhoso para o mundo e os seus habitantes. Nosso planeta, diante de guerras, violência, maldade, injustiças, degradação do meio-ambiente e tantos outros males, parece sem esperança. Dizem os cientistas que, daqui a alguns anos, faltará água potável e que a próxima Guerra Mundial não será por petróleo, mas por água. Mas digo a você que o futuro da Terra será glorioso. Deus tem um plano para nosso pequenino planeta. Um dia, ele será habitado por um povo que não fará guerra, que se guiará pela verdade, pela justiça e pelo amor. Será uma terra sem doenças, sem catástrofes. De maneira especial, Deus tem um plano para a família, a começar pela sua salvação, e esse plano está incluído na sua santa Palavra. Na Bíblia, vemos esse plano em execução: Deus vindo ao encontro do homem por meio de Jesus Cristo e trazendo a mensagem do evangelho, que é a maior e melhor mensagem que o mundo já conheceu. Para aceitá-la, porém, o homem precisa deixar de lado o egoísmo, o orgulho, o pecado e deixar o Senhor guiar a sua vida. Infelizmente, o ser humano prefere outras soluções, ainda que enganosas. O significado dos filhos para Deus na sua Palavra é de valor muito elevado, contrastando com o que os homens e mulheres sem Deus pensam da maternidade.

I- O RELACIONAMENTO BÍBLICO ENTRE PAIS E FILHO.

1- PAIS E FILHOS.

O texto bíblico do Salmo 127 em que os filhos são apresentados como “herança do Senhor” e “galardão” (SI 127.3). O Salmo ainda diz que eles são como “flechas na mão do valente”, ou seja, são úteis e importantes para a sociedade e, por isso, eles eram importantes também para os pais diante da sociedade (SI 127.4). Por causa desses filhos, os pais se sentem realizados e felizes (Sl 127.5). Dessa forma, os filhos são vistos como herança, como galardão para os pais. Assim sendo, está sob a responsabilidade dos pais a educação deles, a formação espiritual, o cultivo da fé, para que a herança do Senhor seja preservada nestes tempos difíceis.

2- UM MANDAMENTO COM PROMESSA PARA OS FILHOS.

Para os filhos, que são herança do Senhor para os seus pais, e conforme vemos na Leitura Bíblica em Classe, há uma promessa divina mediante a obediência de um mandamento. O apóstolo Paulo ensina que os filhos devem obedecer aos seus pais para que as suas vidas estejam bem e, consequentemente, vivam tempo longo sobre a terra (Ef 6.1-3). Essa promessa remonta o quinto mandamento de Deus, proferido por Moisés no deserto (Êx 20.12). Esse mandamento tem o mesmo significado do ensino proferido pelo apóstolo Paulo. Assim, estamos diante de uma promessa condicional dirigida aos filhos. Sim, há bênçãos para os filhos na medida em que eles honram os seus pais em vida.

3- MANDAMENTOS E BÊNÇÃOS PARA OS PAIS.

Se por um lado os filhos devem honrar os pais, estes não devem “provocar a ira dos filhos” (Ef 6.4). É verdade que não é fácil criar filhos. Os desafios são muitos e os pais precisam desenvolver a paciência e 0 cuidado para lidar com eles. Contudo, a parceria em amor e a disciplina aplicada com sabedoria promoverão um ambiente em que pais e filhos crescerão juntos na fé em Cristo. Por isso, os filhos são bênçãos para os pais, e estes para os filhos: “A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira, à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor!” (SI 128.3,4). Assim, valorizemos a nossa família como um presente de Deus e, ao mesmo tempo, instruamos os nossos filhos para que andem no caminho do temor do Senhor de modo que dele não se desvie (Pv 9.10; 22.6).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. ERIVANDRO GALDINO

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.