ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2024
Adultos - AS PROMESSAS DE DEUS: Confie e viva as bênçãos do Senhor porque fiel é O Que prometeu
COMENTARISTA: Elinaldo Renovato de Lima
COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA
LIÇÃO Nº 2 – PROMESSAS DE DEUS PARA ISRAEL
...
Promessa
Embora se refira ocasionalmente à palavra do homem, o uso característico da palavra “promessa” nas Escrituras relaciona-se com o que DEUS declara que fará acontecer. Embora possamos inferir as promessas feitas entre o Pai e o Filho antes da criação, a primeira grande promessa de DEUS aos homens está em Gênesis 3.15 e inaugura uma sucessão que, em uma crescente clareza de detalhes desde seu anúncio, fala sobre a vinda do Messias-Salvador. Uma grande variedade de promessas está mais ou menos ligada, de uma forma direta, a essa grande promessa central, inclusive a nova aliança (Jr 31.31-34), o derramamento do ESPÍRITO (Jl 2.28ssJ, a restauração de Israel (Dt 30.1-5) e, finalmente, o novo céu e a nova terra (Is 65.17; 66.22).
Paulo demonstra que a “promessa de DEUS” tem a qualidade de uma aliança, porque cada palavra de DEUS é segura e certa, livre do legalismo e da dependência do esforço do homem (por exemplo, Rm 4.13-16; Gl 3.16-18; cf. Hb 11.40).
O termo técnico epangelia, portanto, designa o bondoso compromisso de DEUS, expresso especialmente a Abraão, de realizar de forma completa sua obra de redenção através do Messias, em quem “todas quantas promessas há de DEUS são nele sim; e por ele o Amém" (2 Co 1.20).
Bibliografia. Otto Miehel, "Homologeo etc.”, TDNT, V. 199-220. Paul S. Minear, “Promise”, IDB, III, 893-896, J. Schniewind e J. Friedrich, “Èpaggelo etc.”, TDNT, II, 576- 586. Wilbur M Smith, "Promise”, BDT, pp. 422ss. M.A.K.
As promessas de DEUS feitas a Abraão
As promessas feitas a Abraão, personificadas no pacto (Aliança) de Abraão, aparecem primeiramente em Gênesis 12.1-3, seguidas por três importantes confirmações e aplicações (Gn 13.14-17; 15.1-7; 17.1-19). As promessas a Abraão, a princípio, diziam respeito somente a ele (q.v.). A ele foi prometida uma grande bênção pessoal, seu nome seria grande e ele mesmo seria uma fonte de bênçãos para os demais.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA