ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2024
Adultos - AS PROMESSAS DE DEUS: Confie e viva as bênçãos do Senhor porque fiel é O Que prometeu
COMENTARISTA: Elinaldo Renovato de Lima
COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco
LIÇÃO Nº 1 – AS PROMESSAS DE DEUS
As promessas de Deus têm o mesmo caráter de seu autor.
INTRODUÇÃO
- Neste trimestre, o último do ano de 2024, estudaremos a respeito das promessas de Deus, retornando aos trimestres temáticos, que têm sido a tônica deste atual currículo das Casas Publicadoras das Assembleias de Deus. Deus fez promessas ao homem e cabe a cada um de nós crer nestas promessas para alcançarmos as bênçãos do Senhor.
- Deus é fiel (I Co.1:9; 10:13), de sorte que as Suas promessas serão cumpridas. Entretanto, não nos esqueçamos de que o compromisso do Senhor é com a Sua Palavra (Jr.1:12) e, portanto, o cumprimento das promessas se dará segundo as Escrituras Sagradas e jamais segundo a nossa vontade.
I – O QUE É PROMESSA
- O tema deste trimestre letivo é “AS PROMESSAS DE DEUS- Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu”. Torna-se, pois, necessário que, antes de mais nada, aprendamos o que é “promessa” e, depois, o que vem a ser “promessa de Deus”.
- “Promessa”, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é “ato ou efeito de prometer”, “afirmativa de que se dará ou fará alguma coisa”, “compromisso oral ou escrito de realizar um ato ou de contrair uma obrigação”, palavra que vem do latim “promissa”, que, por sua vez, era o plural de uma forma verbal “promissum”, do verbo “promittere” cujo significado é “'lançar, atirar longe; deixar crescer para diante (barba); oferecer; propor, apresentar; prometer, dar a sua palavra, obrigar-se”.
- No Antigo Testamento, não há uma palavra específica para “promessa”. Como diz o J.W.L. Hoad, em o Novo Dicionário da Bíblia, conforme a tradução de João Bentes, “…onde nossas versões portuguesas dizem que alguém prometeu alguma coisa, o hebraico simplesmente afirma que alguém disse ou proferiu (‘amar, dabhar) alguma palavra com referência ao futuro…” (Promessa. In: DOUGLAS, J.D. O novo dicionário da Bíblia, t.II, p.1330).
- Em o Novo Testamento, a palavra “promessa” é a palavra grega “epangelia” (επαγγελια), cujo significado também tem a ver com “anúncio”, “mensagem”, tanto que a palavra é da mesma raiz que “evangelho”.
- A promessa é o ato de prometer e prometer, pelo que vimos, é uma afirmação que se faz para frente, tanto que, no latim, o verbo “promittere” significa “lançar, atirar longe, deixar crescer para diante a barba”. Trata-se, portanto, de uma afirmação que diz respeito a um fato futuro, a algo que ainda não ocorreu. Como afirma J.W.L. Hoad, “…promessa é uma palavra que se prolonga por um tempo indeterminado. Estende-se para além daquele que a faz e daquele que a recebe, assinalando um encontro entre os dois no futuro…” (HOAD, J.W.L., op.cit., p.1330).
- A promessa é a afirmação de que se fará ou se dará alguma coisa, é um anúncio, uma palavra que diz respeito ao futuro. A nós, seres humanos limitados no tempo, temos que a promessa exige uma espera, pois a sua afirmação não coincide com o acontecimento.
- A promessa implica, sempre, numa espera, pois há um lapso temporal entre o seu pronunciamento e o acontecimento que ela prevê. Há um intervalo temporal entre o seu anúncio e a sua realização.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO