Adultos

Lição 3 - Rute e Noemi: Entrelaçadas pelo Amor VI

ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - O DEUS QUE GOVERNA O MUNDO E CUIDA DA FAMÍLIA: os ensinamentos divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração

COMENTARISTA: Silas Queiroz

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 3 – RUTE E NOEMI: ENTRELAÇADAS PELO AMOR

O relacionamento entre Noemi e Rute foi marcado por um profundo sentimento de altruísmo e mutualidade. A amizade entre essas duas mulheres que ficaram desamparadas em razão da morte de seus respectivos maridos alcançou a atenção de Deus. Mesmo em meio à crise e adversidade, elas não se deixaram dominar pelo sentimento de autopiedade, mas demonstraram resiliência e esforçaram-se pelo bem-estar mútuo. A decisão de Rute por não deixar Noemi desamparada releva o caráter íntegro e o amor sincero por sua sogra. Uma amizade leal que serve de exemplo para os relacionamentos familiares tão fragmentados como se vê nos dias atuais.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A PROPOSTA DE NOEMI

Belém, a terra que manava leite e mel, está desolada. O livro de Rute fala da saga de uma família que vivia na cidade de Belém (Beth = casa, lehem = pão), a Casa do Pão, onde um dia faltou pão. A cidade deixou de ser um celeiro para ser um lugar de desespero e fome. A Casa do Pão estava com as prateleiras vazias, com os fornos frios e sem nenhuma provisão. Belém era uma mentira, um engano, uma negação de si mesma. Quando a crise chega, ela atinge a todos, pobres e ricos, homens e mulheres. Elimeleque era um homem abastado, tinha terras e bens. Contudo, a crise o atingiu, a fome também chegou a sua casa.

Como já estudamos anteriormente, o contexto histórico que apresenta o pano de fundo da vida de Noemi e Rute destaca um período de instabilidade espiritual do povo judeu. A decisão de ir para os campos de Moabe, baseava-se na segurança passada pelo provedor da casa, Elimeleque.

Contudo, a ida aos campos de Moabe não saiu como o planejado. Elimeleque, a segurança da provisão, morreu, e a futura geração de sustento também viera a falecer. Agora temos uma mulher avançada de idade desamparada de qualquer fonte de renda material, carregando consigo as suas duas noras que agora encontravam-se sem a percepção de um futuro próspero também.

Noemi, embora fosse uma fiel seguidora do Senhor, experimentou grande adversidade. Ela e a sua família sofreram os efeitos da fome, e tiveram que abandonar sua própria casa (Rt 1.1). Além disso, ela perdeu seu marido (Rt 1.3) e seus dois filhos. Parecia que o Senhor a abandonara e até mesmo se voltara contra ela (Rt 1.13,21). […] Como no caso de Noemi, o crente fiel e leal a Cristo pode experimentar grandes adversidades na sua vida.

Diante de um contexto de crises e devassidão, Noemi então busca estratégias para mudar a sua situação. Ela ouviu falar que as condições de sustento melhoraram em sua terra natal, pois o Senhor havia visitado o seu povo com pão (Rt 1.6). A decisão de retornar ao seu povo não garantia a Noemi sustento. Por isso ela, com sobriedade, pediu para que as suas noras retomassem as suas vidas em Moabe, para que encontrassem sua felicidade na construção de outra família (Rt 1.11-14).

Noemi instou com suas duas noras para ficarem na terra natal delas, embora isso por certo significasse uma vida de solidão para ela [Noemi]. Ela achava que se as noras ficassem com ela não teriam oportunidade de casar novamente e serem felizes. O livro destaca a devoção e o amor abnegados que existia entre Noemi e Rute, e nos ensina que a verdadeira religião sempre inclui o cuidado amoroso e o sacrifício dos nossos próprios interesses a favor dos membros da nossa própria família.

Destaque

Diante da insistência de Noemi, Orfa voltou ao seu povo e aos seus deuses (1.15), porém Rute se dispôs a seguir sua sogra à terra de Belém. A mesma causa induziu Orfa a ir embora, e Rute a permanecer, isto é, o fato de que Noemi já não tinha filhos, nem esposo. A primeira deseja tornar-se esposa outra vez; a outra, continuar a ser filha. Rute faz uma bela afirmação de fidelidade, determinação e compromisso de amor. Rute quer compartilhar o futuro de Noemi: sua viagem, seu lar, sua fé. E a promessa de uma fidelidade sincera na vida e para toda a vida. E a expressão de amor e compromisso na viagem, no lar, na família, na vida e na morte. Ela se converte ao Deus de Noemi e O invoca para firmar seu juramento.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.