Adultos

Lição 2 - O livro de Rute VI

ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - O DEUS QUE GOVERNA O MUNDO E CUIDA DA FAMÍLIA: os ensinamentos divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração

COMENTARISTA: Silas Queiroz

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 2 – O LIVRO DE RUTE

A lição desta semana tem como pretensão apresentar uma visão geral do Livro de Rute. A mensagem central desta obra é o amor de Deus e o Seu plano de redenção da humanidade. Ao apresentar Boaz e Rute como figuras representativas de judeus e gentios, a história do casal é um prenúncio de que chegaria o dia em que Deus derrubaria a parede de separação entre ambos os povos e, finalmente, a salvação estaria disponível a todo aquele que crer (1 Jo 3.16). No contexto geral, o livro de Rute é claramente uma narrativa histórica que apresenta a ancestralidade de Jesus Cristo. Isso é corroborado pela menção que o autor faz ao rei Davi nas linhas finais do livro (Rt 4.17). A contemporaneidade entre os personagens aponta que o livro tenha sido escrito nos dias do profeta, sacerdote e juiz Samuel (1 Sm 7.15-17).

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A ORGANIZAÇÃO DO LIVRO

Na aula passada estudamos e conhecemos as mulheres que figuram como personagens em destaque em seus livros, apresentando suas características e qualidades, bem como a obra que o Senhor realizara através de suas vidas, sendo que analisamos tudo isso de uma ótica geral. Agora, passaremos a estudar detalhes do livro, da história e da mensagem; aprendendo um pouco mais dessas duas literaturas bíblicas ricas em propósito.

No cânon hebraico, o livro de Rute faz parte de sua terceira seção, os hagiógrafos. O livro era um dos cinco rolos (no hebraico, megilloth), cada um dos quais usado em uma das cinco principais festividades de Israel. O livro era lido por ocasião da festa das Semanas ou Pentecostes. Entretanto, na Septuaginta, na versão latina da Vulgata, e na Bíblia portuguesa, o livro de Rute vem imediatamente depois de Juízes. E essa arrumação parece historicamente lógica, porque o autor situa sua narrativa dentro daquele período da história de Israel, ao dizer logo no início da obra: “Nos dias em que julgavam os juízes ...” (Rute 1.1).

Não sabemos ao certo quem foi o escritor desse livro. A maioria dos estudiosos, entretanto, o atribui a Samuel. […] O livro de Rute foi escrito no período mais turbulento da história de Israel, o período dos juízes. Esse foi um longo período, de aproximadamente 350 anos, que começou depois da morte de Josué e só terminou com a coroação do rei Saul. Nesse tempo, o povo israelita viveu como um elevador, ora caminhando para cima, ora para baixo. O povo alternou sua vida oscilando entre sua rebeldia contra Deus e a volta para Ele. A instabilidade política, o colapso moral e a infidelidade espiritual foram as marcas distintivas desse tempo.

O livro está estruturado em porções que constroem uma bela e rica história. Apesar dos seus poucos capítulos, ele inicia apresentando as adversidades enfrentada pela família de Elimeleque, motivo pelo qual os levaram para as terras de Moabe (Rt 1.1), destacando, também, a situação de Rute e Noemi após a morte de Elimeleque e seus dois filhos, e o posterior abandono de Orfa (Rt 1.14,15).

A narrativa histórica de Rute também destaca a influência que a fé de Noemi teve sobre a vida de Rute, fazendo-a demonstrar um amor inabalável à sua sogra e ao Deus de Noemi (Rt 1.15-17). A história destaca também que o ato de fé e devoção de Rute trouxe para a vida de ambas a providência divina em suas necessidades imediatas, e a colocou como agente direto do projeto de redenção, ao ser a bisavó do rei Davi (Mt 1.5).

Destaque

O livro de Rute é uma história cheia de emoções profundas, em que se destacam o poder do amor e a vitoriosa providência divina. Nesse sentido, este livro é um contraste com o livro de Juízes, que trata de guerras e contendas; o de Rute, porém, trata de amizade e amor. No livro de Juízes, o julgamento de Deus está mostrando à nação de Israel a loucura do pecado; no livro de Rute, o amor e a virtude estão sendo recompensados. Na verdade, o livro de Rute trata a respeito de Deus. Ele é a personagem principal desse precioso livro.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.