Adultos

Lição 7 - O perigo da murmuração VII

ASSEMBLEIA DE DEUS EM PARNAMIRIM/RN - ADPAR

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA - o caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu

COMENTARISTA: Osiel Gomes da Silva

COMENTÁRIO: Pr. Erivandro Galdino

LIÇÃO Nº 7 – O PERIGO DA MURMURAÇÃO

INTRODUÇÃO

A murmuração não pode fazer parte do contexto da vida cristã, pois apresenta atitudes de incredulidade e negatividade, visto que se trata de um murmúrio apresentando reclamações marcadas por insatisfação e descontentamento. É prejudicial em tudo para o povo de Deus, uma vez que além de ser um pecado, suas consequências são desastrosas, gerando mágoas, ressentimentos, confusões, atraso na caminhada para o Céu. Os que praticam o pecado da murmuração estão claramente declarando a falta de confiança em Deus e no seu controle, inclusive nos seus planos para nossas vidas. Agir dessa maneira é como se alguém estivesse dizendo que Ele não está sabendo fazer as coisas corretamente.

É verdade que há ações maléficas que vêm direto do Inimigo, mas também é verdade que há as que são produzidas dentro de nós como obras da carne. Uma delas é o pecado da murmuração. Esse pecado é tão perigoso em nossa jornada que pode nos levar à queda. Ele não acontece instantaneamente, pois geralmente sucede a incredulidade. Sim, incredulidade e murmuração andam juntas. Por isso, nesta lição, estudaremos os perigos da murmuração à luz da recomendação do apóstolo: “Fazei todas as coisas sem murmurações” (Fp 2.14).

O cristão não deve, sob hipótese alguma, viver na prática da murmuração. Se assim proceder, comprometerá sua espiritualidade, não tendo mais tempo para orar, visto que não confia plenamente em Deus, porque seu foco está simplesmente firmado nas queixas e reclamações. A murmuração está ligada à ingratidão, e passamos a não reconhecer mais o que Deus já fez em nosso favor, todas as bênçãos que Ele concedeu; o alvo agora é só olhar para o que está faltando, necessitando, transformando-nos em crentes rabugentos. Tudo isso aconteceu na vida do povo de Deus, Israel, na jornada para a Terra Prometida. Devemos atentar para o exemplo desse povo e não proceder como ele no pecado da murmuração para não ficarmos para trás.

I- A MURMURAÇÃO NA BÍBLIA.

A Bíblia descreve a murmuração em sua essência como algo totalmente negativo, pecaminoso. Ela adverte severamente contra esse mal, e afirma que quem a pratica mostra que não tem confiança em Deus e em sua Palavra. Há quatro passagens bíblicas especiais por meio das quais somos todos advertidos a fugir do pecado da murmuração. A primeira que podemos citar é Êxodo 16.2-8. Posteriormente ela será explorada de modo detalhado, mas queremos apenas dizer que por intermédio dela se nota a murmuração de Israel quando peregrinava pelo deserto. Murmuraram contra Deus, Moisés e Arão, e essa atitude custou caro para o povo. Em Número 14.26-29, esse povo vai murmurar diante da promessa que Deus fez para eles entrarem na Terra Prometida. Esse comportamento horrível trará consequências desastrosas para todos.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. ERIVANDRO GALDINO

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.