Adultos

Lição 3 - O Céu — O destino do cristão VII

ASSEMBLEIA DE DEUS EM PARNAMIRIM/RN - ADPAR

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA - o caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu

COMENTARISTA: Osiel Gomes da Silva

COMENTÁRIO: Pr. Erivandro Galdino

LIÇÃO Nº 3 – O CÉU – O DESTINO DO CRISTÃO

INTRODUÇÃO

Logo que aceitamos a Cristo como Salvador, nossa mente passa a ser transformada (1 Co 2.16), o que nos leva a não desejarmos mais nos moldar ao padrão de vida deste mundo pecaminoso, nem ter mais desejo de ficar aqui, pois, doravante, pensamos apenas nas coisas de cima (Cl 3.1,2), em especial a conscientização de que nossa morada é na Pátria Celestial.

Os que vivem piedosamente em Jesus Cristo são conscientes de que seu Reino não é deste mundo, como não era de Cristo (Jo 18.36). Assim, vivemos nesta terra como peregrinos, isto é, a morada deste mundo é temporária, sendo que a nossa verdadeira morada está no Céu, razão pela qual somos vistos como estrangeiros. O cristão vive sua vida pensando no Céu não como algo utópico, mas está firmado nas palavras de Cristo, que declarou: “Na casa de meu Pai há muitas moradas [...]” (Jo 14.2,3). É assente nessa promessa que a esperança verdadeira se evidencia em cada crente, tendo consolo e a alegria, trabalhando com todo gozo, pois está agarrado na promessa de “novos céus e nova terra, em que habita a justiça” (2 Pe 3.13). Esse lugar é o destino de todo peregrino salvo.

I- CÉU – O ALVO DE TODO CRISTÃO

1. DEFININDO CÉU

A palavra hebraica shamayim, que significa céu, céus (Gn 1.1), aparece 419 vezes no Antigo Testamento. O termo grego ouranos, céu (Mt 3.2; Ap 21.10), aparece 280 vezes no Novo Testamento com dois sentidos:

1) como firmamento, universo, atmosfera;

2) céus siderais e estrelados, região acima dos céus siderais, sede da ordem das coisas eternas e perfeitas onde Deus e criaturas celestes habitam.

Nas traduções da Bíblia em língua portuguesa, a palavra shamayim foi traduzida por “altura”; e ouranós, como “algo elevado”. Ambas as palavras são usadas para se referir a três locais distintos:

1) céu atmosférico (Dt 11.11,17);

2) universo ou firmamento dos céus (Gn 1.14; 15.5; Hb 1.10);

3) morada de Deus (Is 63.15; Mt 7.11,21; Ap 3.12). Dos três locais aplicados à palavra céu, o mais importante para o cristão é o terceiro, a morada de Deus.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. ERIVANDRO GALDINO

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.