Adultos

Lição 13 - O poder de Deus na missão da Igreja VI

ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - O CORPO DE CRISTO - origem, natureza e vocação da Igreja no mundo

COMENTARISTA: José Gonçalves

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 13 – O PODER DE DEUS NA MISSÃO DA IGREJA

Nesta última lição, veremos que o Espírito Santo é a força-motriz que impulsiona a igreja a cumprir a sua missão neste mundo. A manifestação do Espírito foi anunciada por Cristo aos seus discípulos nos dias que antecederam a ascensão. Disse o Senhor: "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder" (Lc 24.49). Dessa forma, o Espírito Santo fortaleceria e capacitaria os discípulos do Senhor no cumprimento da missão para a qual os havia separado.1
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O EVANGELISTA LUCAS

Pneumatologia é a doutrina do Espírito Santo quanto a sua deidade, seus atributos, obras e operações. O termo vem de pneuma (gr. “o ar”, “o vento”), cognato do verbo pnéo, “respirar”, “soprar”, “inspirar”. Significa, na Bíblia, principalmente o espírito humano, que, como o vento, é invisível, imaterial, dinâmico, potente. Mas pneuma (hb. ruach) diz respeito também ao Espírito de Deus, a terceira Pessoa da Trindade.

Os escritos de Lucas ocupam um espaço muito importante no estudo da Pneumatologia nas Sagradas Escrituras. Seja no Evangelho ou no livro dos Atos dos Apóstolos, o médico amado dedica um espaço especial a ação do Espírito Santo na vida de Jesus e na Igreja Primitiva. Lucas destaca que a presença do Espírito Santo veio como revestimento de poder para que os crentes pudessem exercer o papel de testemunhas, capacitando a Igreja para o avanço inicial.

Todos nós necessitamos de um revestimento de poder do alto para labutarmos pelo Reino e estarmos dispostos a sofrer pela causa de Cristo, pois sem essa presença gloriosa em nossa vida, retornaremos do meio do caminho e não prosseguiremos em direção ao céu, nosso objetivo final.

O batismo no Espírito Santo é uma experiência real e concreta, que sempre é acompanhada por uma evidência inicial. Quando a Bíblia Sagrada nos apresenta a experiência do batismo no Espírito Santo nos crentes da igreja primitiva, ela sempre apresenta o falar em línguas como evidência externa do batismo. Não existindo assim outro tipo de evidência inicial a ser agregada.
Alguém pode até se perguntar: “Como saber realmente se fui batizado no Espírito Santo?”. Esse é um ponto que vem sendo debatido no decorrer dos tempos por diversos personagens da história. Alguns, como Willian Seymor - expoente do grande avivamento acontecido na rua Azuza, Los Angeles, Califórnia, em 14 de abril de 1906 - acreditavam que muitos tipos de manifestações podem ser apresentadas como a evidência inicial do batismo, incluindo assim o falar em línguas.

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COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

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