Adultos

Lição 12 - O papel da pregação no culto III

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - O CORPO DE CRISTO - origem, natureza e vocação da Igreja no mundo

COMENTARISTA: José Gonçalves

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 12 – O PAPEL DA PREGAÇÃO NO CULTO

Texto: 2 Timóteo 4.1-5

Introdução: Pregar a Palavra de Deus é a sublime missão da Igreja. É por intermédio do ministério da Palavra que vidas são salvas, transformadas e edificadas.

I - MINISTÉRIO DA PALAVRA E SEU PROPÓSITO

1. A pregação como Proclamação

1.1. O propósito mais sublime do Ministério da Palavra está no fato de ele revelar Deus às pessoas.

1.2. Frequentemente as Escrituras se referem a esse aspecto da pregação como sendo uma “proclamação”.

a. O verbo grego keryssô, traduzido como “proclamar”, é usado nesse sentido em vários textos do Novo Testamento (Mt 3.1; 4.23; Lc 4.18; At 8.5; Rm 10.8).

1.3. Nesse aspecto, a pregação tem o propósito de revelar Deus às pessoas (1Co 1.21).

2. O caso emblemático de Lídia (At 16.14).

2.1. Enquanto Lídia ouvia a pregação feita por Paulo, o Senhor abriu-lhe o coração.

a. A pregação foi o instrumento que Deus usou para se revelar àquela mulher e o resultado disso foi a sua conversão.

b. Deus é glorificado na revelação de sua Palavra. (Rm 10.17)

2.2. Assim, devemos nos conscientizar de que a pregação da Palavra de Deus é:

. Mais do que uma simples exposição de ideias

. Mais do que um discurso inflamado

. Ela é o canal pelo qual Deus se revela ao coração endurecido

3. A pregação como instrução

3.1. As pessoas que foram alcançadas pela proclamação da Palavra precisam crescer e amadurecer no Evangelho, ou seja, necessitam ser discipuladas, instruídas.

3.2. É significativo o fato de que o ministério de Jesus tenha o ensino como um dos fundamentos: (Mt 4.23).

a. No sermão do Monte, Jesus também “ensinava” seus discípulos (Mt 5.2).

3.3. O apóstolo Paulo gastou grande parte de seu tempo ensinando os crentes (At 18.11).

a. Paulo chegou mesmo a exigir de alguém que tivesse pretensão ministerial que fosse “apto para ensinar” (1Tm 3.2).

b. Tudo isso mostra a importância do ministério do ensino e a responsabilidade de quem o exerce.

II - O MINISTÉRIO DA PALAVRA E SUA IMPORTÂNCIA

1. A edificação da igreja

1.1. A Palavra tem a importante função de edificar a igreja

a. Vem pelo confronto que o Espírito Santo traz pelo ministério da Palavra, que exorta e consola

b. Às vezes isso pode vir:

. Em um tom de elogio (1Co 11.2)

. Em uma forte repreensão (1Co 11.17)

1.2. O termo grego paraklésis, traduzido como “exortar” e “consolar”, significa um “chamado para “ajudar” e “encorajar”

a. Paulo solicitou a Timóteo que persistisse em ler, ensinar a Palavra e “exortar” (1Tm 4.13)

b. Lucas destacou que a igreja andava na “consolação do Espírito Santo” (At 9.31)

c. Em ambos os textos se pressupõe o ministério da Palavra como instrumento de exortação e edificação

2. Formação de valores.

2.1. A pregação é importante instrumento para formação de uma consciência cristã.

a. A igreja precisa firmar cada vez mais os seus valores

b. A consciência cristã deve ser fundamentalmente bíblica.

c. A igreja precisa mostrar, de forma bem didática,

. Sua forma de pensar,

. Sua forma de crer

. Sua forma de agir

2.2. A igreja precisa definir sua cosmovisão, isto é, sua visão de mundo.

a. Uma visão que seja diferente à da cultura secular

b. Do contrário, não seremos capazes de resistir a inversão de valores por ela disseminada

3. Resistindo diante de uma cultura sem Deus

3.1. A influência de uma cultura sem Deus havia atingido negativamente os que andavam com Jesus (Mt 17.17)

3.2. Pedro exortou seus ouvintes a salvarem-se daquela “geração perversa” (At 2.40).

3.3. A palavra grega aion, traduzida como “era” ou “século”, é uma referência clara a uma cultura sem Deus.

a. Paulo escreveu que Demas havia amado aquela presente era e o abandonou (2Tm 4.10)

b. Paulo exortou os crentes de Roma a não se conformarem com aquela presente era (Rm 12.2)

III - O MINISTÉRIO DA PALAVRA E SUA FUNDAMENTAÇÃO

1. Deve ser cristocêntrico

1.1. A pregação precisa ser cristocêntrica.

. A Bíblia diz que “descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo” (At 8.5).

1.2. Cristo é o centro da Bíblia (Lc 24.27),

1.3. Cristo é o centro da mensagem dos profetas: (1Pe 1.11)

1.4. O alvo da pregação é revelar Cristo (At 18.28)

2. Deve ser bíblico

2.1. Vivemos em um tempo em que a pregação em muitos espaços virou um modismo

2.2. Parece que temos “pregadores” em demasia, mas o que se passa por pregação na maioria das vezes não o é.

a. Na verdade são mensagens de autoajuda com um verniz de pregação

. Esse tipo de mensagem é atraente porque amacia o ego

. Geralmente consegue muitos seguidores nas redes sociais para quem se vale dessa técnica.

b. Não são pregações de verdade porque não há nelas uma exposição de um conteúdo bíblico

c. A ênfase está na performance, forma ou modo de se exibir a temática a ser abordada

d. O objetivo quase sempre é financeiro (Fp 3.19; 1Tm 6.9)

e. A doutrina do pecado, o apelo por uma vida separada do mundo e dedicada a Deus são esquecidos (2Co 6.17).

f. Essa modalidade de pregação opõe-se ao verdadeiro Evangelho de Cristo.

. É uma mensagem sem cruz (Gl 6.14-16).

g. Esse tipo de pregação glorifica os homens que são amantes de si mesmos (2Tm 3.1-5).

Conclusão: Após a exposição desta lição, constatamos que a igreja precisa manter-se fiel ao ministério da Palavra. Isso só pode ser feito por meio de uma pregação genuinamente bíblica que reflita os valores do Reino de Deus. Para isso, não há atalhos. Numa cultura cada vez mais hostil à fé cristã, a igreja necessita proclamar as verdades do Reino por meio da poderosa pregação da Palavra de Deus.

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