Adultos

Lição 12 - O papel da pregação no culto VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - O CORPO DE CRISTO - origem, natureza e vocação da Igreja no mundo

COMENTARISTA: José Gonçalves

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 12 – O PAPEL DA PREGAÇÃO NO CULTO

Nesta lição, veremos a relevância da pregação como principal momento do culto, reservado para o ensino dos valores bíblicos indispensáveis para a edificação espiritual. O ensino das Escrituras Sagradas deve ser tratado com primazia pela igreja de Cristo, inclusive, atualmente marcados por grande inversão de valores e predomínio do secularismo. Tratar a pregação da Palavra de Deus como prioridade significa atentar não apenas para a urgência do estudo da Palavra, mas, também para a qualidade desse ensino. Em tempos difíceis é importante considerar a natureza da mensagem que está sendo pregada. Uma igreja espiritualmente saudável requer um estudo bíblico que não seja tendencioso a atender às necessidades emocionais e materiais humanas, e sim que tenha o compromisso com o ensino bíblico forjador do caráter cristão. O ensino que molda o estilo de vida para se opor aos valores invertidos de uma sociedade sem Deus.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

MINISTÉRIO DA PALAVRA E SEU PROPÓSITO

O alvo da pregação é revelar Deus aos homens; é levar a igreja a glorificá-lo. Se a pregação não faz com que os homens conheçam Deus e a igreja o adore, então, ela perdeu o seu propósito. Pode ser chamada de qualquer outra coisa, menos pregação. De fato, é o que vemos amiúde acontecer. Há belos discursos e impecáveis oratórias, mas o antropocentrismo domina tanto um como o outro. Não são pregações genuinamente bíblicas. Na verdade, não são pregadores, mas coaches.

É através da proclamação da Palavra de Deus que nós podemos revelar a obra e a pessoa de Cristo para o mundo, fazendo assim com que muitas pessoas sejam alcançadas e possar se arrepender de seus pecados. Pregar a Palavra é demonstrar amor por aqueles que se encontram distantes do real caminho para o céu.

A pregação é o instrumento que o Espírito Santo usa para nos revelar Jesus. Lídia, a vendedora de púrpura da cidade de Tiatira, se converteu quando ouviu Paulo pregando. "E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia" (At 16.14). Essa convicção para a salvação vem por obra do Espírito Santo quando a mensagem da cruz é ouvida (Jo 16.7-11). A pregação do evangelho, portanto, é o instrumento que o Espírito usa para gerar o novo nascimento.

Outro grande propósito da exposição da Palavra de Deus é o de instruir os santos, fazendo-os avançar no processo de amadurecimento. Sem a devida instrução, muitos acabam por ser levadas por qualquer vento de doutrina. Portanto, a grandiosa missão que temos é a de, além de evangelizar os perdidos através da pregação evangelística, ensinar os convertidos através da exposição do verdadeiro conteúdo da Palavra de Deus, por isso ela precisa ter um espaço muito mais que especial em nossos cultos.

Destaque

O verdadeiro ensino bíblico é aquele que confronta o ser humano a afastar-se do pecado, a manter se santificado e, mostra-se prontamente arrependido, se porventura pecar contra o Senhor. Portanto, prevalece a máxima instrução do apóstolo Paulo a Timoteo: "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça" (2 Tm 3.16).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.