ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Adultos - O CORPO DE CRISTO - origem, natureza e vocação da Igreja no mundo
COMENTARISTA: José Gonçalves
COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco
LIÇÃO Nº 12 – O PAPEL DA PREGAÇÃO NO CULTO
A pregação da Palavra é o principal momento do culto.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo sobre Eclesiologia, veremos o papel da pregação do culto.
- A pregação da Palavra é o principal momento do culto.
I – A PREGAÇÃO DO EVANGELHO É A PRINCIPAL TAREFA DA IGREJA
- A Grande Comissão, ou seja, a tarefa que o Senhor Jesus deu à Igreja, inicia-se com a pregação do Evangelho. “Ide, pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc.16:15); “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt.28:19 NAA); “E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos, e em Seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém” (Lc.24:46,47) e “…Assim como o Meu Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós” (Jo.20:21b), o que deve ser compreendido à luz de Lc.4:43: “…Também é necessário que Eu anuncie a outras cidades o evangelho do Reino de Deus, porque para isso fui enviado”.
- Notamos, portanto, que a pregação do Evangelho é a primeira tarefa que o Senhor determinou fosse realizada pela Igreja, é um dos pontos principais da própria missão da Igreja. Não há como se pensar em Igreja sem se levar em conta que se está diante de um povo que prega o evangelho da salvação (Ef.1:13), o evangelho da graça de Deus (At.20:24).
- Bem por isso, Marcos, ao finalizar o seu evangelho, sucintamente, para mostrar o cumprimento da Grande Comissão pelos discípulos, diz que eles “…tendo partido, pregaram por todas as partes…” (Mc.16:20).
- Quis o Senhor que a salvação fosse obtida por meio da pregação do Evangelho. O apóstolo Paulo descreve esta dinâmica ao dizer que a salvação vem pela invocação do nome do Senhor, mas que tal invocação depende da fé no Senhor, fé, que, por sua vez, exige que se ouça a mensagem da salvação, oitiva que exige a pregação e pregação, que, por fim, depende do envio dos pregadores (Rm.10:13-15).
- Se a tarefa da Igreja é dar continuidade à obra salvífica de Cristo Jesus, não há como ser ela realizada se não houver a pregação do Evangelho, portanto. Como costumamos dizer, a essência do trabalho da Igreja é pregar o Evangelho aos incrédulos e ensinar a Palavra de Deus aos crentes.
- Não por acaso, a primeira tarefa desempenhada pela Igreja, no dia em que nasceu, no dia de Pentecostes do ano 29, foi pregar o Evangelho, o que foi feito por Pedro e os demais apóstolos (At.2:14,37) e o resultado disto foi a salvação de quase três mil pessoas, a primeira colheita de almas da história da Igreja (At.2:41).
- A palavra “pregar” é a palavra grega “kerysso” (κήρυσσω), enquanto “pregação” é “kerygma” (κήρυγμα), cujo significado é “proclamar, anunciar publicamente”, “a proclamação de uma mensagem cuja substância é distinta do ato” (Bíblia de Estudo Palavras-Chave. Dicionário do Novo Testamento, verbetes 2782 e 2784, pp.2265-6).
- Note-se, pois, que a pregação do Evangelho é um anúncio público, uma mensagem que é entregue às pessoas em geral, onde se fala de outrem que não o pregador, onde se apresenta uma mensagem que é distinta dos pensamentos, sentimentos e vontade do pregador.
- A Igreja, portanto, precisa levar ao conhecimento dos incrédulos a mensagem de que Jesus salva, cura, batiza no Espírito Santo e brevemente voltará bem como fazer uma distinção entre quem prega e o assunto da pregação. Não é por outro motivo, aliás, que as Escrituras dizem que prega o Evangelho, está a pregar a Cristo (At.8:5; Rm.14:18; I Co.1:23,24; 2:2; Fp.1:15,17).
- Como diz a Declaração de Fé das Assembleias de Deus, a Igreja recebeu “…também a missão de proclamar o evangelho da salvação ao mundo todo, anunciando que Jesus salva, cura, batiza no Espírito Santo e que em breve voltará. O evangelho é proclamado a homens e mulheres, sem fazer distinção de raça, língua, cultura ou classe social, pois ‘o campo é o mundo’ (Mt.13:38) …” (DFAD XI.6, pp.122-3).
- O Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm.1:16) e, por meio dele, se descobre a justiça de Deus de fé em fé (Rm.1:17).
- A pregação do Evangelho é a pregação da Palavra (Mc.16:20), Palavra esta que é a transmissora da fé salvífica (Rm.10:17) que, encontrando um coração disposto para crer em Jesus (Cf. Lc.1:17), germina e faz nascer uma nova criatura, como o Senhor nos mostra na parábola do semeador, em que a semente é, precisamente, a Palavra de Deus (Mt.13:3-9,19-23).
- A Igreja é “a semeadora que saiu a semear”, que tem de anunciar publicamente a Palavra de Deus, a fim de que sejam encontrados corações dispostos a crer em Jesus e, assim, iniciar a jornada de fé que os conduzirá aos céus.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO