ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Adultos - O CORPO DE CRISTO - origem, natureza e vocação da Igreja no mundo
COMENTARISTA: José Gonçalves
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 1 – A ORIGEM DA IGREJA
Texto: Atos 2.1,2; 37,38
Introdução: A Igreja é a família de Deus, comprada com o sangue de Cristo e selada com o Espírito Santo.
I – O POVO DE DEUS NA BÍBLIA E NA HISTÓRIA
1. No Antigo Testamento
1.1. Gahal (hb): é usado para se referir a um ajuntamento do povo de Deus debaixo do Antigo Pacto
1.2. O seu uso é o de
a. “Uma convocação para uma assembleia”
b. “O ato de reunir-se em assembleia”
c. No contexto do Antigo Testamento, se refere ao Israel étnico, uma nação que se juntava ou reunia tanto com fins cúlticos ou não
1.3. ‘Gahal’ é descrito como:
a. O povo reunido (Dt 4.10)
b. Congregação do povo (Jz 20.2)
c. Multidão (1Sm 17.47 – NAA)
d. Congregação (1Rs 8.22)
e. Congregação de Israel (1Cr 13.2)
f. Grande ajuntamento (Ne 5.7)
2. No Novo Testamento
2.1. O termo grego ‘ekklesia’ se refere à igreja cristã.
2.2. No contexto neotestamentário, o seu sentido diferirá do que lhe é dado no Antigo Testamento:
a. Tanto na forma
b. Tanto na função
2.3. Não é apenas uma raça ou nação, mas todos aqueles, de diferentes raças e nações, que foram comprados pelo sangue de Cristo (Ef 3.6; At 20.28; Ap 5.9)
2.4. No Novo Testamento ‘ekklesia’ é majoritariamente sacro:
a. É uma assembleia de crentes que se juntaram para adorar a Deus (At 12.5; 13.1)
b. Não é apenas um ajuntamento de pessoas, mas uma assembleia de crentes regenerados que se reúnem para adorar a Deus.
2.5. Jesus, por exemplo, usou o termo ‘ekklesia’ com um sentido exclusivo:
a. O povo adquirido pelo seu sangue (Mt 16.18)
2.6. O uso paulino de ekklesia, nas suas epístolas, designa sempre a comunidade dos salvos.
a. Vemos Paulo saudando a igreja (1Co 1.2)
b. Vemos Paulo ensinando as igrejas (1Co 7.17)
c. Vemos Paulo disciplinando o uso dos dons na adoração da igreja
(1Co 4.4,5,12,19,23,28,33,34,35)
d. Vemos Paulo dando diretrizes à igreja (1Co 16.1)
3. Na história cristã
3.1. Há quem creia que a Igreja subsiste governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele.
a. A tradição protestante rejeita esse conceito
b. Ele não reflete o contexto do Novo Testamento onde a figura do sucessor de Pedro é totalmente estranha e desconhecida
3.2. Após a Reforma do século XVI, a tradição protestante procurou dar um sentido bíblico e mais preciso a respeito do que uma igreja é de fato.
3.3. Em uma grande denominação protestante histórica, a Igreja é definida como “uma congregação local de pessoas regeneradas e batizadas após profissão de fé”.
a. Entendemos que, cada crente, nascido do Espírito, é parte integrante da Assembleia Universal e da Igreja dos primogênitos, que estão inscritos no Céu” (Ef 1.22,23; 2.22; Hb 12.23).
II – A IGREJA COMO CRIAÇÃO DIVINA
1. A Igreja como um ideal de Deus
1.1. Desde a eternidade, a Igreja estava no coração de Deus e foi idealizada por Ele (Ef 1.4)
1.2. Paulo fala de um mistério que estava oculto (Ef 3.3-6)
a. Esse mistério que fora revelado era exatamente a Igreja!
b. Na mente de Deus, portanto, a Igreja já existia
1.3. A igreja é um plano de Deus para salvar o homem caído
a. Cristo amou a Igreja e se entregou por ela (Ef 5.25)
2. A Igreja como uma realidade concreta
2.1. A Igreja não ficou apenas na mente de Deus; ela passou a existir de uma forma concreta
2.2. O início da Igreja acontece na plenitude dos tempos (Gl 4.4; Ef 1.10)
2.3. Surge a pergunta: “Quando a Igreja passou a existir de fato?
a. A maioria dos teólogos defende que foi no Pentecostes
b. A Igreja, por exemplo, não é citada nos Evangelhos de Marcos, Lucas e João
c. Mateus fala de sua existência, mas como um evento futuro (Mt 16.18)
3. A Igreja no Pentecostes
3.1. A igreja passou a existir no dia do Pentecostes após a ressurreição de Jesus (At 2.1,2)
3.2. O crescimento da Igreja é relatado por Lucas (At 2.47)
III – A IGREJA COMO A COMUNIDADE DOS SALVOS
1. Regenerados pelo sangue de Cristo
1.1. Pedro revelou como se dá o ingresso de uma pessoa na Igreja (At 2.38)
a. Por meio do arrependimento e do batismo
1.2. A Igreja cristã é formada por pessoas regeneradas que fizeram uma pública profissão de fé
1.3. O ingresso de alguém à Igreja não se dá por adesão, mas pela conversão
a. Significa que a pessoa teve uma mudança de mente
1.4. A Igreja é formada por pessoas que estavam no pecado, a caminho da condenação eterna, mas que, graças ao Evangelho, tiveram suas vidas transformadas.
2. Selados pelo Espírito Santo
2.1. Por meio do Espírito de Deus, somos batizados no Corpo de Cristo, a Igreja, então, passamos a fazer parte dela. (1Co 12.13)
3. O Batismo de Cristo e do Espírito.
3.1. A promessa do dom do Espírito Santo (At 2.38)
a. Cristo batizou os crentes com o Espírito Santo e com fogo
. Era um batismo de capacitação (At 1.4)
b. O Espírito os batizou no Corpo de Cristo
. È um batismo de iniciação, formando a Igreja (1 Co 12.13)
Conclusão: Nesta lição vimos como surgiu a Igreja fundada por Jesus Cristo. Ela existiu, primeiramente, no plano de Deus até se estabelecer no Novo Testamento após a morte, ressurreição de Cristo e a infusão dos Cristãos no Corpo de Cristo por meio do Espírito Santo. A Igreja, portanto, não foi idealizada por homem algum, nem tampouco está fundada sobre teses humanas. O seu fundamento é Cristo, que é a cabeça da Igreja. Por isso, é um grande privilégio fazer parte da Igreja, o Corpo de Cristo.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS