ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2023
Adultos - ATÉ OS CONFINS DA TERRA: Pregando o Evangelho a todos os povos até a volta de Cristo
COMENTARISTA: Wagner Tadeu dos Santos Gaby
COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco
APÊNDICE Nº 1 – MISSÕES E CULTURA
Missões superam a barreira cultural.
TEXTO ÁUREO
“Onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.” (Cl.3:11)
INTRODUÇÃO
- Em apêndice ao trimestre, veremos a relação entre missões e cultura.
- Missões superam a barreira cultural.
I – O QUE É A CULTURA
- Em apêndice ao trimestre, falaremos um pouco mais amiúde a respeito do relacionamento entre missões e cultura.
- As missões transculturais, tema do nosso trimestre, demonstram, com absoluta clarividência, que o propósito salvífico de Deus é para toda a humanidade e que, por isso mesmo, é necessário transpor as barreiras culturais que existem, barreiras estas que são decorrência da confusão das línguas ocorrida em Babel.
- Foi o próprio Deus quem criou as diversas nações que existem, fê-lo para não destruir a humanidade que, unanimemente, havia se rebelado contra Ele. Portanto, não há como utilizar-se o Evangelho, que é o poder de Deus para salvação que nele crê (Rm.1:16), como impedimento à superação de tais barreiras, que foram criadas para impedir a perdição da humanidade, não para perpetuá-la.
- A cultura foi criada pelo próprio Deus. Ao formar o homem, fê-lo para dominar sobre a criação terrena bem como sujeitá-la (Gn.1:28) e disto deu consciência ao homem ao chamá-lo para dar nome às criaturas terrenas (Gn.2:20,21).
- Deste modo, o Senhor mostrou ao ser humano que ele era dotado de razão, de inteligência, que tinha criatividade, tendo o poder de modificar o que havia sido criado consoante os seus interesses, tanto que, no jardim do Éden, poderia lavrar e guardar (Gn.2:15).
- Tudo o que o homem começou a inventar a partir de então, todas as suas criações, começaram a fazer parte da cultura, cultura que passaria de geração em geração (Sl.78:1-8) e, nesta entrega de geração para a outra geração, temos a formação da “tradição” (palavra que significa “entrega”), que, como bem define o escritor e conferencista católico brasileiro Plínio Correa de Oliveira (1908-1995), “é a transmissão de valores culturais, valores morais, instituições, de uma geração para outra. Essa transmissão comporta algo de imóvel, de estático; algo de estável, porém não de móvel e algo por sua vez que é móvel.…” (O que é a tradição? Ela é contra o progresso?. 07 jul. 1970. Disponível em: https://www.pliniocorreadeoliveira.info/Mult_700707_Tradicao_progresso.htm Acesso em 05 set. 2023).
- De pronto, vemos que, em sendo uma criação humana, a cultura é modificável, sujeita a mudanças, como também está limitada pelo tempo e pelo espaço, visto que o ser humano é uma criatura criada sob tempo e espaço, ou espaço-tempo como afirmou o físico Albert Einstein.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO