Reflexões

Resgatando o vil pecador e duas naturezas conflitantes

Pastor José Fernandes

São Paulo, 26 de Julho de 2023.

Clínica de Nefrologia (Hemodiálise) Fresenius Medical Care!!!

REFLEXÃO

TEMA: "RESGATANDO O VIL PECADOR E DUAS NATUREZAS CONFLITANTES"

TEXTOS: Rm 7:24-25; I Co 8:9; Gl 5:1,13; Lc 4:18-19; Rm 7: 18-23;

Rm 7:24-25 Miserável homem que eu qsou! quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que, eu mesmo, com o o entendimento, sirvo à lei de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado.

Deus na Sua Plenitude, excelsitude, onisciência e onipresença. Conhece e sabe tudo, não se esconde nada deLe. Por conseguinte e sobretudo os conflitos espirituais entre a corrupção e a graça no crente.

Esta passagem não representa ao apóstolo como um que andasse em pós da carne, senão como um que se dispunha de todo coração a não andar assim. Se há os que abusam desta passagem, como também das outras Escrituras, para sua própria destruição, os cristãos sérios encontram, contudo, causa por abençoar a Deus por ter provido assim para seu sustento e consolo.

I Co 8:9 Mas vede que essa liberdade não seja dalguma maneira escândalo para os fracos,

Gl 5:1,13 ESTAI pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão.Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade.

Não devemos ver defeitos na Escritura, nem tampouco de nenhuma interpretação justa e bem respaldada da mesma, somente porque os cegados por suas próprias luxúrias abusem dela. Nenhum homem que não estiver metido neste conflito pode entender claramente o significado destas palavras, nem julgar retamente acerca deste conflito doloroso que levou ao apóstolo a lamentar-se de si mesmo como miserável, constrangido por fazer o que aborrecia. Não podia livrar a si mesmo e isso o fazia agradecer mais fervorosamente a Deus o caminho de salvação revelado por meio de Jesus Cristo, que lhe prometeu a liberação final deste inimigo. Assim, pois, então, diz ele, eu mesmo, com minha mente, meu juízo consciente, meus afetos e propósitos de homem regenerado pela graça divina, sirvo e obedeço a lei de Deus; mas com a carne, a natureza carnal, os vestígios da depravação, sirvo à lei do pecado, que batalha contra a lei de minha mente.

Lc 4:18-19 O Espírito Santo é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, A apregoar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos; a pôr em liberdade os oprimidos; a anunciar o ano aceitável do SENHOR.

Não é que a sirva como para viver debaixo dela ou permiti-la, senão que é incapaz de livrar- se a si mesmo dela, ainda em seu melhor estado, e necessitando buscar ajuda e liberação fora de si mesmo. Evidente é que agradece a Deus por Cristo, como nosso libertador, como nossa expiação e justiça nEle mesmo, e não devido a nenhuma santidade operada em nós. Não conhecia uma salvação assim, e rejeitou todo direito a ela. Está disposto a agir em todos os pontos conforme com a lei, em sua mente e consciência, mas estava impedido pelo pecado que o habitava, e nunca alcançou a perfeição que a lei requer. Em que pode consistir a liberação para um homem sempre pecador, senão a livre graça de Deus segundo é oferecida em Cristo Jesus? O poder da graça divina e do Espírito Santo poderia desarraigar o pecado de nossos corações ainda nesta vida, se a sabedoria divina o tivesse achado adequado. Porém se sofre, para que os cristãos sintam e entendam constante e completamente o estado miserável do qual os salva a graça divina; para que 173 possam ser resguardados de confiar em si mesmos; e que sempre possam tirar todo seu consolo e esperança da rica e livre graça de Deus em Cristo.

Rm 7:18-23 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum: e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim: que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.

Ainda que os nossos espíritos sejam puros e bons, é preciso admitir que é difícil manter-se de tal forma, já que os nossos corpos terrenos são atraídos a coisas terrenas: os prazeres e tentações, desde a gula excessiva até a luxúria. Porque na carne está a "lei do pecado", como mencionado na passagem, enquanto que na nossa mente se encontra o lugar para onde devemos voltar os nossos pensamentos a fim de servir ao Senhor.

Sl 18:1-2 Eu te amarei do coração, ó SENHOR, fortaleza minha. O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação e o meu alto refúgio.

Sl 144:2-3 benignidade minha e fortaleza minha; alto retiro meu e meu libertador és tu; escudo meu, em quem eu confio, e que me sujeita o meu povo. SENHOR, que é o homem, para que o conheças, e o filho do homem, para que o estimes?

Devemos sempre orar ao Senhor Deus, rogando que não permita que o nosso corpo hesite em seguir a mente de Cristo que está em nós. Permitindo que louvemos e honremos Seus Nome. Dá-nos força, Senhor, para resistir às tentações terrenas, para que não nos afastemos do Seu Reino. Não deixa que o nosso corpo prejudique, Senhor, o verdadeiro amor que temos pelo SENHOR na nossa alma.

Meu cordial, fraternal e afetuoso abraço. Auguro à nobreza e digníssima família, semana de incontáveis vitórias, permeada por copiosas e perenes bênçãos.

Debaixo da graça, e, multidões das misericórdias do ALTÍSSIMO!

Pelos Laços do Calvário!

Shalom Aleikhen 🙌🏻🇧🇷

JFernandes 🤝😍📖✝️⚔️

OBS: Pastor José Fernandes faz estas reflexões enquanto se submete a sessões de hemodiálise. É pastor jubilado do Ministério do Belém - São Paulo/SP, foi secretário adjunto da CONFRADESPE.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.