Reflexões

A preciosidade da promessa do Eterno

Pastor José Fernandes

São Paulo, 13 de junho de 2025.

Clínica de Nefrologia (Hemodiálise) Fresenius Medical Care!!!

REFLEXÃO

TEMA: "A preciosidade da promessa do Eterno"

TEXTOS: Jo 14:2-3; Jo 14:18; II Pd 3:9-12; Hb 11:6; AP 21:1-2; Lc 6:35,38; Mt 29:20; Jo 16:13; Jo 14:14;

 

(o 14:2-3

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”

Muitos cristãos convictos encontram nessa promessa de Jesus uma fonte profunda de esperança e consolo. No Evangelho de João (14:2-3), Palavras que saíram dos lábios sacro Santo do SENHOR Jesus Cristo.

Para mim é a maior e esperançosa promessa. Sua volta para nos levar para o Céu. Nos dá alento, motivação e ânimo pra vencermos os percalços da vida.

Jo 14:18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

Alguns pontos para refletir:

1. A confiança no cuidado de Jesus Cristo.

A imagem resplandescente de Jesus Cristo. Os guardando enquanto estivermos aqui depois “vindo nos buscar” reforça a ideia de que não estamos sós; Ele mesmo se responsabiliza por nos conduzir ao destino que prometeu.

2. Vida presente e promessa futura.

Enquanto vivemos neste mundo, somos convidados a cultivar um relacionamento com Ele – por meio da oração, da leitura da Bíblia e do amor ao próximo. Essa intimidade fortalece nossa fé na vida que há de vir.

3. O papel da fé

A Bíblia nos lembra que “sem fé é impossível agradar a Deus”

Hb 11:6

6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Confiar em Jesus inclui crer que Seus planos são melhores do que os nossos e entregar-Lhe os medos e ansiedades. Bem como angústia estressante.

4. Frutos dessa esperança

Saber que há um lugar preparado nos ajuda a enfrentar dificuldades com coragem, solidarizar-se com quem sofre e viver com alegria, mesmo em meio aos desafios. Vamos transpondo as barreiras.

Se você sente esse anseio de seguir Jesus e receber essa promessa, vale conversar com pessoas que comunga a mesma fé e tem os mesmos princípios; ou buscar leituras introdutórias como o Evangelho de João. E, acima de tudo, mantenha o coração aberto à simplicidade da oração: um diálogo sincero em que você compartilha suas dúvidas, agradecimentos e seu desejo de estar com Ele para sempre.

Que essa certeza de um reencontro celestial traga paz ao seu coração hoje!

Sim, as promessas de Jesus podem (e de fato são) interpretadas de maneiras diversas. Isso acontece por causa de diferenças em fatores como:

1. Contexto histórico e cultural

* Os escritos do Novo Testamento foram produzidos em culturas e épocas específicas. Termos como “Reino de Deus” ou “vida eterna” podiam ter nuances muito ligadas à realidade judaica do primeiro século. Ao longo dos séculos, à medida que o Evangelho se espalhou, as traduções e aplicações culturais contribuíram para variações de entendimento.

2. Tradição teológica e denominacional

Ortodoxos, pentecostais, reformados, metodistas, batistas e outras tradições cristãs têm ênfases distintas (por exemplo, no papel da liturgia, da experiência da predestinação). Cada corrente pode destacar certas promessas – como o batismo no Espírito Santo (Pentecostalismo) ou a justificação pela fé (Reforma Protestante) – e interpretá-las à luz de seus cânones.

3. Métodos de interpretação (hermenêutica)

* Literal x Simbólico: Há quem leia a promessa de “peixes e pães em abundância”

(Lucas 6:35,38

35 E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede.

38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

como garantia material, enquanto outros veem principalmente um apelo à generosidade espiritual.

* Histórico-crítico x Teologia Sistemática: Pesquisadores que priorizam o contexto original podem diferir daqueles que agrupam textos em doutrinas sistemáticas (por exemplo, sobre a escatologia).

4. Perspectiva escatológica

* Futurista: Vê muitas promessas – como o “novo céu e nova terra”

Ap. 21:1-2

1 E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

2 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

– ocorrendo num futuro literal, ao fim dos tempos.

5. Experiência pessoal e ou coletiva.

* A vida de cada crente – suas lutas, milagres percebidos, necessidades e maturidade espiritual – molda como ele recebe certas promessas. Por exemplo, alguém que passou por doença grave tende a valorizar mais promessas de cura ou de presença constante de Cristo.

Mt. 28:20

20 Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Ámen.

Exemplos práticos de variações

• “Eu estarei convosco todos os dias” (Mateus 28:20)

Interpretações: garantia de presença visível no culto litúrgico, ação do Espírito Santo no coração ou simplesmente a certeza de que Cristo, de alguma forma, sustenta os fiéis até o fim.

• “Tudo o que pedirdes em meu nome, eu o farei”

Jo. 14:14

14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

Entende-se literalmente como promessa de qualquer pedido material? Ou limitação: pedidos que estejam alinhados com a vontade de Deus e sua missão redentora?

Buscando Interpretação segura!

1. Buscar o contexto bíblico original, estudando comentaristas e diversas circunstâncias de autores.

2. Conversar com irmãos sobre outras tradições da Bíblia, respeitando que alguns pontos são “essenciais” (fé em Cristo) e outros, de “liberdade” (detalhes sobre sa Grande tribulação e milênio, etc.).

Pré, tribulacionista, mesa e pós.

3. cuidado de Submeter interpretações à oração e ao discernimento, pedindo que o Espírito Santo conduza à verdade

João 16:13,14

13 Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, vos anunciará o que há-de vir.

14 Ele me glorificará, porque há-de receber do que é meu, e vo-lo há-de anunciar.

Concluindo:

Buscar o conhecimento da palavra, não deve motivo de orgulho, arrogância e sectarismo. mas sim de humildade e enriquecimento mútuo. Ao nos aproximarmos das promessas de Jesus Cristo a atitude básica é: ouvir com reverência a voz do Espírito Santo; estudar meditando, orando e sendo contagiado pelo grande Amor de DEUS.

O certo é que, Ele prometeu e virá nos buscar. Ninguém é nem nada invalidará isto.

II Pd 3:9-12 O SENHOR não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânime para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do SENHOR virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo pois de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?

Meu cordial, fraternal e afetuoso abraço. Auguro à nobreza e digníssima família, semana de incontáveis vitórias, permeada por copiosas e perenes bênçãos.

Debaixo da graça, e, multidões das misericórdias do ALTÍSSIMO!

Pelos Laços do Calvário!

Shalom Aleikhen 🙌🏻🇧🇷

JFernandes 🤝😍📖✝️⚔️

OBS: Pastor José Fernandes faz estas reflexões enquanto se submete a sessões de hemodiálise. É pastor jubilado do Ministério do Belém - São Paulo/SP, foi secretário adjunto da CONFRADESPE.

Copyright © 2003 - 2025 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.