Pastor José Fernandes
São Paulo, 21 de março de 2025.
Clínica de Nefrologia (Hemodiálise) Fresenius Medical Care!!!
REFLEXÃO
TEMA: "A oração do Senhor Jesus e seus objetivos"
TEXTOS: Jo 17:17-20 e referências.
(o 17:17-20 Santifica-os na verdade: a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão-de crer em mim;
O cânon sagrado, nos informa que a oração sacerdotal de JESUS CRISTO, teve alguns propósitos, dentre eles destacamos cinco
1. Santidade. Vs 17.
2. Verdade. Vs 17.
3. Os enviados tal qual Jesus. Vs 18.
4. Benefícios que nos alcança. Vs 20.
5. Necessidade da Unidade.
João 17:17 Lembra a importância de viver na verdade, seguindo o que a palavra de Deus diz sobre nós. A Palavra de Deus é um instrumento de santificação. João 17:20-21
Jesus pede que todos sejam um, como Ele e o Pai são um.
Jesus pede que aqueles que crerem em sua palavra também estejam unidos a Ele e ao Pai.O objetivo é que o mundo creia que Jesus foi enviado pelo Pai.
João 17 é o capítulo do Evangelho de João que encerra o Discurso de Adeus, iniciado em João 14. É conhecido como a Oração de Adeus, uma intercessão pela futura Igreja.
João 17.17 A santificação começa com a regeneração. O Espírito San to infunde no homem aquele novo princípio de vida pelo qual ele pode se tornar nova criatura em Cristo Jesus.
II Co 5:17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Esta obra, que começa com o novo nascimento, é levada avante de duas maneiras: a mortificação, na qual as concupiscências da carne são subjugadas e mantidas sob domínio; e a vivificação, por meio da qual a vida nova que Deus colocou em nosso espírito, se torna uma fonte que jorra para a vida eterna.
Jo 4.14 Mas aquele, que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna:
Isto é realizado todos os dias naquilo que chamamos de perseverança, por meio da qual o crente é preservado e mantido em um estado gracioso, recebe poder para abundar em boas obras
(II Co 9.8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra; para o louvor e glória de Deus; e culmina ou chega à perfeição em glória, quando a alma, sendo completamente limpa, é tomada para habitar com seres santos à direita da Majestade nas alturas.
Embora o Espírito Santo seja o autor da santificação, não podemos esquecer que existe um agente visível utilizado por Ele. Jesus disse: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17.17). Muitas passagens da Escritura comprovam que o instrumento de nossa santificação é a Palavra de Deus. O Espírito de Deus traz à nossa mente os preceitos e a doutrina da verdade, aplicando-os com poder. Eles são recebidos pelo ouvi do, mas guardados no coração. Eles efetuam em nós tanto o querer como o realizar, segundo a boa vontade de Deus
(Fp 2.13 Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efectuar, segundo a sua boa vontade.
A verdade é o que santifica e se não ouvimos nem lemos a verdade, não crescemos em santificação. Apenas progredimos num viver perfeito enquanto progredimos num entendimento perfeito.
Sl 119:105 “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos”
Não diga sobre as coisas erradas: “Isto é somente uma questão de opinião”. Nenhum homem favorece um erro de julgamento sem que, cedo ou tarde, tolere um erro na prática. Apegue-se à verdade, pois fazendo isto, você será santificado pelo Espírito de Deus.
Significados do Vs 105 do Sl 119.
A Palavra de Deus é uma guia que ilumina o caminho e ajuda a não tropeçar Quando estamos confusos e não sabemos para onde ir, a Palavra de Deus nos ajuda a saber o caminho a seguir
A Palavra de Deus é uma bússola moral e espiritual que ajuda a permanecer fiel a Deus
Salmo 119
O Salmo 119 é um cântico de amor à Lei de Deus, composto após o retorno do povo de Israel do exílio na Babilônia. É o Salmo mais longo do Saltério.
Meu cordial, fraternal e afetuoso abraço. Auguro à nobreza e digníssima família, semana de incontáveis vitórias, permeada por copiosas e perenes bênçãos.
Debaixo da graça, e, multidões das misericórdias do ALTÍSSIMO!
Pelos Laços do Calvário!
Shalom Aleikhen 🙌🏻🇧🇷
JFernandes 🤝😍📖✝️⚔️
OBS: Pastor José Fernandes faz estas reflexões enquanto se submete a sessões de hemodiálise. É pastor jubilado do Ministério do Belém - São Paulo/SP, foi secretário adjunto da CONFRADESPE.