Reflexões

O Deus que livra, liberta e faz triunfar

Pastor José Fernandes

São Paulo, 11 de novembro de 2024.

Clínica de Nefrologia (Hemodiálise) Fresenius Medical Care!!!

REFLEXÃO

TEMA: "O Deus livra, liberta e faz triunfar"

TEXTOS: Sl 68:1-3; Sl 4:1-3 II Sm 12:26-30; II Sm 8:12-13; Sl 68:24-25;Sl 68:27; Sl 68:16;Sl 68:14; Sl 68:7-8;Sl 2:3;II Sm12:13; II Sm 12:6;I Cr 15;Sl 68:1-2; Sl 68:5-6;;

Sl 68:1-3 Levante-se Deus, e sejam dissipados {ou: se espargirão, espalhar-se-ão} os seus inimigos; fugirão de diante dele {ou: da sua face} os que o aborrecem. Como se impele a fumaça, assim tu os impeles; {ou: Como o fumo desapareça, [assim tu] os lançasses;} como a cera se derrete diante do fogo, assim pereçam {ou: perecerão} os ímpios diante de Deus. Mas alegrem-se {ou: se alegrarão} os justos, e se regozijem na presença de {ou: de prazer saltarão perante} Deus, e folguem {ou: folgarão} de alegria.

Introd. ao Salmos 68

Autoria. O Salmo 68 é identificado como um salmo de Davi. Ele é dedicado ao “chefe dos músicos”. Veja as notas na Introdução ao Salmos 4.

Sl 4:1-3 Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração. Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? (Selá) Sabei, pois, que o SENHOR separou para si aquele que lhe é querido; o SENHOR ouvirá quando eu clamar a ele.

Não há razão para duvidar da exatidão do título, pois não há nada no salmo que entre em conflito com a suposição de que Davi foi o autor, e como concorda tanto, em seu escopo e linguagem, com suas indiscutíveis composições.

Ocasião. Não se sabe com certeza em que ocasião o cântico foi composto. É evidentemente, como o salmo dezoito, um cântico triunfal para celebrar as vitórias alcançadas; mas se composto para celebrar alguma vitória particular, ou em vista de tudo o que foi feito para subjugar os inimigos do povo de Deus, é impossível agora determinar. Alexandre supõe que foi em referência à vitória registrada em

II Sm 12:26-30 Entretanto, pelejou Joabe contra Rabá, dos filhos de Amom, e tomou a cidade real. Então, mandou Joabe mensageiros a David e disse: Pelejei contra Rabá e também tomei a cidade das águas. Ajunta, pois, agora o resto do povo, e cerca a cidade, e toma-a, para que, tomando eu a cidade, não se aclame sobre ela o meu nome. Então, ajuntou David a todo o povo, e marchou para Rabá, e pelejou contra ela, e a tomou. E tirou a coroa da cabeça do seu rei, cujo peso era de um talento de ouro, e havia nela pedras preciosas, e foi posta sobre a cabeça de David; e da cidade levou mui grande despojo.

Vemos aqui a última vitória importante do reinado de Davi. Venema supõe que foi composto por ocasião da remoção da arca para o Monte Sião, para o lugar que Davi havia preparado para ela. Esta também é a opinião de Rosenmuller. De Wette se inclina para a opinião de que foi escrito em vista da vitória sobre os amonitas e outros, conforme registrado em: 2Samuel 8-12-13.

II Sm 8:12-13 da Síria, e de Moabe, e dos filhos de Amom, e dos filisteus, e de Amaleque, e dos despojos de Hadadezer, filho de Reobe, rei de Zobá. Também David ganhou nome, voltando ele de ferir os siros no vale do Sal, a saber, a dezoito mil.

Existem algumas coisas, no entanto, com relação ao tempo e ocasião em que o salmo foi composto, que podem ser determinadas a partir do próprio salmos. (1) é claro que não foi composto antes da época de Davi, porque antes de sua época Jerusalém ou Sião não era a residência da autoridade real, nem o local de adoração divina, o que o salmo evidentemente supõe ser.

(Sl 68:24-25 Ó Deus, eles têm visto os teus caminhos; os caminhos do meu Deus, meu Rei, no santuário. Os cantores iam adiante, os tocadores de instrumentos, atrás; entre eles, as donzelas tocando adufes.

(2) foi composto quando a nação hebraica era uma, ou antes da separação das dez tribos e da formação do reino de Israel sob Jeroboão, pois Benjamim, Judá, Zebulon e Naftali são especialmente mencionados como participantes nas solenidades mencionadas n salmos 68:27.

Sl 68:27 Ali está o pequeno Benjamim, que domina sobre eles, os príncipes de Judá com o seu ajuntamento, os príncipes de Zabulon e os príncipes de Naftali.

(3) foi consequentemente antes do cativeiro babilônico.

(4) foi composto em alguma ocasião em que se levou a arca para colocá-la no lugar que havia sido preparado para ela.

Sl 68:16 Por que saltais, ó montes {ou: corcovados?} elevados? {ou: Porque olhais com maus olhos, [sois invejosos de Sião?] } Este é o monte que Deus desejou para sua habitação, e o SENHOR {ou: JEHOVAH Heb. YHWH } habitará nele eternamente.

Esse versículo podem ser melhor explicados na suposição de que o salmo foi escrito naquela ocasião. Na verdade, eles não podem ser bem explicados em qualquer outra suposição.

(5) foi em vista de triunfos passados; de vitórias conquistadas em tempos passados; do que Deus tinha feito por seu povo, e especialmente do que Ele tinha feito quando a arca da aliança tinha sido colocada à frente dos exércitos de Israel .

68:14 Quando o Omnipotente {ou: Todo-Poderoso} ali espalhou {ou: espargiu} os reis, foi como quando cai a neve em Zalmon. {ou: alva ficou como a neve em Tsalmon.}

Compare com:

68:7-8 Ó Deus! Quando saías adiante {ou: saindo tu diante} do teu povo, quando caminhavas {ou: caminhando tu} pelo deserto, (Selá) a terra abalava-se, e [até] os céus destilavam perante a face de Deus; o próprio Sinai tremeu na presença de Deus, do Deus de Israel.

(6) foi em expectativa de triunfos futuros – os triunfos da verdadeira religião; sob o sentimento e a crença de que Jerusalém seria o centro de onde as influências benéficas sairiam sobre mundo; e que através das influências oriundas de Jerusalém o mundo seria submetido a Deus.

Compare com: Isaías 2:3.

Is 2:3 E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacob, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do SENHOR.

O salmo foi composto, portanto, creio eu, quando a arca foi trazida da casa de Obede-Edom e colocada na cidade de Davi, na tenda ou tabernáculo que ele havia erguido para ela ali.

II Sm 12:6 E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu.

1Crônicas 15. Não é improvável que outros salmos, também, tenham sido compostos para esta ocasião, visto que foi de grande solenidade.

Conteúdo. O conteúdo do salmo está inteiramente de acordo com esta suposição. Eles são os seguintes:

Uma oração para que Deus se levantasse e dispersasse todos os seus inimigos.

I. I Sm 68:1-2 já vimos no início.

II. Um apelo ao povo para louvar a Deus, com referência à sua grandeza e ao seu caráter paternal.

Sl 68:5-6 Pai de órfãos e juiz de viúvas {Defensor e libertador dos oprimidos,} é Deus no seu lugar santo. {ou: Deus [está] em sua santa habitação. [O] Deus faz que o solitário viva em {ou: more em casa de} família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; {ou: em [tempo] conveniente;} mas os rebeldes habitam em terra seca. {ou: estéril.}

III. Uma referência ao que ele havia feito em tempos anteriores por seu povo ao conduzi-los da escravidão para a terra prometida

4. Uma referência partbicular à arca Depois de ter ficado abandonada, Deus saiu com ela e Sião tornou-se notável acima das colinas; jorraram carruagens de Deus; a vitória acompanhava seus movimentos; e Deus subiu levando o cativeiro ao cativeiro.

V. A antecipação de triunfos futuros – a expectativa confiante de intervenção futura – como derivada da história do passado.

VI. Uma descrição da procissão na retirada da arca.

VII. A antecipação de triunfos futuros expressa em outra forma, não a de subjugação pelo mero poder, mas de uma submissão voluntária de reis e nações a Deus Reis viriam com presentes nações – Egito e Etiópia – estenderiam suas mãos a Deus.

VIII. Um chamado a todas as nações, em vista dessas coisas, a atribuir louvor a Deus.

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

Meu cordial, fraternal e afetuoso abraço. Auguro à nobreza e digníssima família, semana de incontáveis vitórias, permeada por copiosas e perenes bênçãos.

Debaixo da graça, e, multidões das misericórdias do ALTÍSSIMO!

Pelos Laços do Calvário!

Shalom Aleikhen 🙌🏻🇧🇷

JFernandes 🤝😍📖✝️⚔️

OBS: Pastor José Fernandes faz estas reflexões enquanto se submete a sessões de hemodiálise. É pastor jubilado do Ministério do Belém - São Paulo/SP, foi secretário adjunto da CONFRADESPE.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.