Reflexões

Reconhecendo a brevidade da vida

Pastor José Fernandes

São Paulo, 14 de Junho de 2024.

Clínica de Nefrologia (Hemodiálise) Fresenius Medical Care!!!

REFLEXÃO

TEMA: "Reconhecendo a brevidade da vida"

TEXTOS: Sl 99:9;Jó 22:25; Pv 10:2;Lc 12:19-21; Sl 22:29;Lc 6:45-47; Lc 6:48;Sl 16:11;Sl 23:6;

Sl. 90.9.Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; acabam-se os nossos anos como um conto ligeiro.

“A vida é um sopro, acaba-se num momento. Depois de morto não vale NADA mais dizer que ama; para que flores e homenagem póstumas? Amemos agora!”

Segundo Moisés nos Salmos 90, o únco que escreveu. Rapidez é tremenda; tem pessoas que querem viver aqui o apogeu, alguns a estimula o povo a ser próspero para desfrutar aqui mesmo. Permitia-lhe dizer: façamos tudo que podemos, porém para vivermos enquanto seres humanos aqui. Um dia tudo vai passar, tudo acaba e o escritor dos Sal os patenteia ou evidência o isto.

Portanto comecemos a trabalhar mais para e por as coisas espirituais no porvir.

Jó 22:25 - Então o Todo-Poderoso será o teu tesouro, e a tua prata.

Pv 10:2 Os tesouros da impiedade de nada aproveitam; mas a justiça livra da morte.

Uma vez que nossa passagem por aqui é rápida e muito rápida, cuidemos em Angariar para a eternidade com o Senhor JESUS CRISTO. Podes perguntar como? Respondo leia o Cânon Sagrado, desta forma aprende se rápido. Ali encontramos a fórmula precisa.

21 - Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

O Reino de Cristo é espiritual, e não é deste mundo. O cristianismo não se entremete em política; obriga a todos a obrar com justiça, mas o poder mundano não se fundamenta na graça. Não estimula as expectativas de vantagens mundanas por meio da religião. A recompensa dos discípulos de Cristo é de outra natureza. A avareza é um pecado do qual temos que estar constantemente precavidos, porque a felicidade e o consolo não dependem da riqueza deste mundo. As coisas do mundo não satisfazem os desejos da alma. Aqui há uma parábola que mostra a torpeza dos mundanos carnais enquanto vivem, e sua miséria quando morrem.

Sl 22:29 Todos os grandes da terra comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele; como também os que não podem reter a sua vida.

O caráter descrito é exatamente o de um homem mundano prudente que não tem gratidão para a providência de Deus, nem um pensamento reto sobre a incerteza dos assuntos humanos, o valor de sua alma ou a importância da eternidade. Quantos, ainda entre cristãos professos, indicam a personagens semelhantes como modelos para imitar, e pessoas com as quais seria bom relacionar-se! Erramos se acharmos que os pensamentos podem ser ocultados, e que os pensamentos são livres. Quando viu uma grande colheita em seu terreno, em lugar de dar graças a Deus por ela, ou de regozijar-se por ter maior capacidade para fazer o bem, se aflige. Que farei agora? Que faço agora? O mendigo ms pobre do país não poderia ter falado nada com maior ansiedade.

Lc 6:45-47O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as ob-serva, eu vos mostrarei a quem é semelhante:

Enquanto mais tenham os homens, mais confusão têm. Foi néscio não pensar em usar de outro jeito a riqueza, senão em dar-se gostos carnais e satisfazer os apetites sensuais, sem pensar em fazer o bem a outrem. Os mundanos carnais são néscios; e chega o dia em que Deus os chamará por nome próprio, e eles se chamarão assim. A morte de tais pessoas é miserável em si e terrível para eles. Pedirão tua alma. Ele detesta separar-se de seus bens, mas Deus o requererá, requererá uma rendição de contas, o requererá como de alma culpável, para ser castigada sem demora. Tolice da maioria dos homens é preocupar-se e perseguir o que é somente para o corpo e para o tempo, e não para a alma e para a eternidade.

Lc 6:48 É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.

Onde será que estamos construindo, na Rocha ou na Areia?

Cuidado os vendavais da vida vem; intempéries e percalços e situações agrurosas. E agora, como vamos aguentar neste tempos tempestuosos? Se formos prudentes e construímos bem. Venceremos todas as vicissitudes e sobreviremos.

Sl 16:11 Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há abundância de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente

Por conseguinte Sl 9:9.

Este Salmo nos ensina a valorizar nossos dias na terra e a viver com sabedoria e retidão. É um apelo a viver uma vida que é centrada em Deus e orientada para a eternidade. Assim, o Salmo 90 é não apenas uma reflexão sobre a vida e a morte, mas também uma guia de como viver de forma significativa e com propósito.

Sl 23:6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR por longos dias.

Meu cordial, fraternal e afetuoso abraço. Auguro à nobreza e digníssima família, semana de incontáveis vitórias, permeada por copiosas e perenes bênçãos.

Debaixo da graça, e, multidões das misericórdias do ALTÍSSIMO!

Pelos Laços do Calvário!

Shalom Aleikhen 🙌🏻🇧🇷

JFernandes 🤝😍📖✝️⚔️

OBS: Pastor José Fernandes faz estas reflexões enquanto se submete a sessões de hemodiálise. É pastor jubilado do Ministério do Belém - São Paulo/SP, foi secretário adjunto da CONFRADESPE.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.