p>ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2020
Primários: Conhecendo algumas histórias de Jesus
COMENTARISTA: THIAGO SANTOS
COMENTÁRIO: JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 3 – UMA HISTÓRIA SOBRE ALGUNS PEIXES
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa compreender que segundo o ensino dessa parábola, somente as pessoas boas e justas farão parte do Reino de Deus.
Memorizando
“Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento." (Jo 2.2 – ARC).
Texto bíblico em estudo: Mt 13.47-52.
Explorando a Bíblia
O Senhor Jesus continuou ensinando aos seus discípulos, usando nas parábolas, exemplos que eles conheciam. Precisavam das revelações a respeito dos mistérios que foram apresentados pelo Senhor.
A rede é lançada ao mar para apanhar peixes. Isto significa a evangelização no mundo. Os peixes são buscados e assim todos vêm para a rede (são as pessoas). A rede cheia é puxada para a praia e lá estão os cestos para serem colocados neles os peixes que são bons. Não há cesto para os peixes ruins, eles são lançados ao mar. O mar é figura do mundo.
O Senhor Jesus trabalha, opera na igreja fiel, aquela que não se alia ao mal em amizade com o mundo, onde há toda sorte de pecado, maldade dos que não pertencem ao Senhor Jesus.
Então esta última parábola é para dizer que, um dia, esta rede lançada ao mar vai ser recolhida. Jesus não vai errar, pois sabe quem o aceitou e quem o ama. Ele disse que um dia virá de repente e nós devemos estar preparados, na sua presença. Os anjos virão (Mt 13:49) e são eles que separarão os maus dos justos, que são aqueles que Jesus cobriu com o seu sangue.
Vocês lembram que na saída do povo de Israel do Egito para Canaã, guiado por Moisés, eles passaram o sangue de um cordeiro na porta de suas casas e quando o anjo passou no Egito para ferir os primogênitos do Egito, eles passaram também pelas casas do povo de Israel e o que viram? Sangue nas portas – nenhum mal ou morte. Estavam justificados pela obediência a Deus. Foram guardados da morte.
Assim, no momento em que os anjos vierem fazer separação, eles verão peixes bons (os justos), os que aceitaram o sangue que Jesus verteu na cruz para nos livrar da morte eterna. Os peixes maus são os que se recusam a lavar suas almas no sangue de Jesus. Serão lançados na fornalha de fogo onde haverá pranto, sem a presença de Jesus.
Aplicação da lição
Ao encerrar as explicações Jesus perguntou: “… Entendestes todas estas coisas? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor”. Mt 13:51.
E vocês crianças, entenderam também?
Seremos peixes bons. Jesus nos salvou não voltaremos para o mal.
Qual é a nossa escolha? Cada um fará a sua.
Oficina criativa
Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade
copie o link e cole no navegador
http://files.comunidades.net/icmbelavista/ATIVIDADE_PARABOLA_DA_REDE.jpg
Fontes consultadas:
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
<p.Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.