ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2025
Pré-Adolescentes: IGREJA, UM LUGAR DE COMUNHÃO
COMENTARISTA: TATIANE ALVES
COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 4 – O CULTO A DEUS
“Portanto, rogo-vos, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:1-2
Segundo o Dicionário da Bíblia de Almeida, o termo Culto significa “Adoração”. Quando buscamos também o que é Adoração, segundo a Palavra de Deus, encontramos o seguinte: “Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, pois o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” João 4:23-24.
O Culto a Deus não é uma simples reunião de pessoas, em um determinado local e hora do dia, cantando canções e ouvindo sermões! Não é uma emoção momentânea, em que as lágrimas descem do rosto e, depois de passados aqueles instantes de alegria, tudo volta ao normal e à mesmice de sempre! O Culto a Deus, em verdade e em espírito, vai além dessas coisas e começa muito antes da reunião na igreja.
O Culto a Deus inicia-se no levantar-se pela manhã, no agradecimento por mais um dia de vida! Prossegue no trabalho, quando negamos o suborno e a corrupção. Continua no horário do almoço, quando separamos uns minutos para ler a Palavra e se prolonga no declinar da tarde, quando, ajoelhados, agradecemos pelo dia que passou.
Aí sim, completa-se na reunião dos cristãos na igreja, em louvor e ação de graças a Deus, pelo seu amor e misericórdia para conosco a cada dia.
Quando uma pessoa entende que adorar a Deus é ter uma vida de íntima comunhão com Ele, durante todos os momentos, do nascer ao pôr-do-sol, negando o conformismo do mundo e agindo conforme as Santas Escrituras, levando o exemplo de Cristo para todos que estão a sua volta, então, está oferecendo verdadeira adoração e Culto ao Senhor
Fonte: https://estudos.gospelmais.com.br/o-culto-deus.html
Texto da lição - 1 Co 14.26-40
A Bíblia diz:
“Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o Dia está chegando.” Hebreus 10.25
Objetivos da lição
Compreender que o ser humano foi criado para glorificar a Deus;
Delinear a necessidade de ordem e reverência no culto;
Apontar que s formas de adoração na igreja.
Introdução
1- Vamos Adorar
No dicionário, a palavra “adoração” tem o seguinte significado: prestar culto à divindade, por extensão: ter veneração por alguém ou algo; ter grande apreço por; reverenciar.
Mas, ao estudar a Palavra de Deus, a adoração ganha um sentido complementar ao do dicionário, porém, muito mais profundo. O termo vai muito além de cantar uma música com andamento mais lento. Prestamos culto também com música, mas ela é apenas uma parte da adoração em si.
Dr. Russel Sheed, em uma de suas palavras, destila sabedoria sobre o que é adoração, de forma simples e direta: “Adorar ao Senhor é uma responsabilidade nossa de glorificar ao nosso Criador, de honrar nosso Pai, Aquele que nos salvou das trevas para Sua maravilhosa luz”.
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira