ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2024
Pré-Adolescentes: Sábios conselhos de Provérbios para o pré-adolescente cristão
COMENTARISTA: Evelyn Ruas
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 9 – DIGA NÃO À MENTIRA
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Diga Não à Mentira!, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo da lição, apliquem a dinâmica “Mentira tem perna curta”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mentira tem perna curta
Objetivo: Enfatizar que devemos ser praticantes da honestidade nas palavras e atos.
Material:
01 cópia do texto “Mentira tem perna curta” para cada aluno
01 caixa de presente
01 cartão para cada aluno contendo o versículo de Fp 4.8 digitado
01 bala para cada aluno que será fixado no cartão
Procedimento:
Dias antes da aula:
Fixar o versículo em cada bala. Colocá-los dentro da caixa de presente e fechar.
No dia da aula:
– Escrevam no quadro a frase “Mentira tem perna curta” e perguntem o que significa ou solicitem que os alunos contem uma situação que conhecem que pode ilustrar esta frase.
Aguardem as respostas.
– Depois, falem: Vamos conhecer uma situação que ocorreu com um casal de namorados. Leiam o texto abaixo.
Mentira tem perna curta
Um casal de namorados estava passeando numa rua comercial. A moça, olhando a vitrina de uma loja de artigos japoneses, ficou encantada com um lindo vaso. Seu namorando foi indagar o preço daquele objeto. Tratava-se uma peça caríssima, totalmente fora de seu orçamento.
Porém, ao correr os olhos pela loja, notou que havia um vaso igualzinho, mas quebrado. Foi quando teve uma ideia. Após deixar a namorada em casa, voltou à loja e pediu ao dono que embrulhasse aquele vaso quebrado. Deu-lhe uma gorjeta qualquer e levou o vaso todo embrulhado. Sua ideia era tornar a namorada feliz, fazendo-a pensar que ele lhe dera um presente tão caro e, quando chegasse à casa da moça, iria simular um tombo e dizer que o vaso havia se partido naquele momento.
E fez tudo conforme planejara. A namorada acreditou até desembrulhar o vaso, quando então constatou a mentira. O dono da loja havia embrulhado cada pedaço do vaso separadamente e, dessa forma, a moça descobriu que o vaso não havia se quebrado naquele momento e que o namorado tentara enganá-la. Ficou muito decepcionada.
Autoria do texto desconhecida.
– Depois, façam a encenação deste texto. Escolham 03 pessoas para representar o rapaz, a moça e o dono da loja.
– Em seguida, falem: Acabamos de ler uma história de um rapaz que desejou agradar, impressionar sua namorada, com um presente, tentando enganá-la, mas sua desonestidade foi descoberta, pois mentira tem perna curta e se deu mal.
– Falem: Que tal reformular esta história?
Então, reescrevam a história, observando o princípio da honestidade e façam novamente a encenação. Vocês podem colocar nomes nos personagens.
– Para concluir, apresentem a caixa de presente, abram e mostrem o presente.
Distribuam para cada aluno o cartão com o versículo abaixo e uma bala fixada nele.
Depois, peçam para que todos os alunos leiam o versículo:
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8).
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/pre-adolescentescurriculo-2022-biblia_24.html Acesso em 22 Nov 2022