ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Pré-Adolescentes: Servindo a Deus com meus talentos
COMENTARISTA: EZEQUIEL PEREIRA DA SILVA
COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 10 – O FUNCIONAMENTO DA IGREJA
Texto da lição
E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam;
E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós. 1 Tessalonicenses 5:12,13
A Bíblia diz:
Pois, se alguém não sabe governar a sua própria família,como poderá cuidar da Igreja de Deus?” - 1 Timóteo 3.5
Objetivos da lição
CONSCIENTIZAR que a igreja deve respeitar as leis;
ENSINAR que a igreja tem responsabilidades em pagar contas;
MOSTRAR a igreja como uma organização.
Introdução
A Igreja é uma instituição divina fundada pelo próprio Cristo. Ele deu a Sua vida por ela, salvando seus membros da escravidão do pecado e do inferno. Também fez dela o seu povo e, sua propriedade particular.
Jesus instituiu a Igreja para que viva em comunhão com o Pai. Ele elegeu-a e fez dela uma nação de sacerdotes, para que expresse sua fé e seu amor como família de Deus. Estar junto do Pai; andar na Sua presença; e, anunciar as Suas virtudes.
Jesus também instituiu a Igreja para que os seus membros tenham comunhão entre si. Seu propósito é que todos vivam em perfeita unidade e sejam bênção na vida uns dos outros. Para isso Ele concedeu diferentes dons ao Seu povo, a fim de que um necessite do outro e todos como um só corpo O sirvam.
Fazer parte da Igreja de Cristo é uma bênção e grande privilégio. É fazer parte do povo de Deus e ter a certeza de um dia estar com Ele no céu.
O maior e mais elevado propósito de ser a Igreja de Cristo, é a glória de Deus, que acima de tudo, precisa ser manifestada nas nossas vidas. (Pr. Paulo Eduardo da Silva).
Fonte:https://pibvarginha.org.br/palavra-pastoral/igreja-uma-instituicao-divina/
1 - A igreja respeita as leis
Você consegue se imaginar vivendo em uma sociedade sem leis? Talvez alguns, por brincadeira ou ingenuidade, respondam que sim. Contudo, o fato é que não podemos caminhar sem algum tipo de lei ou norma, caso contrário, o resultado seria o caos. As leis são extremamente necessárias, pois elas ditam as “regras do jogo”, permitem que vivamos bem em sociedade e que tenhamos um mundo com mais equidade para todos.
No âmbito espiritual, também temos leis que regem a nossa conduta cristã. O destaque são os Dez mandamentos, do qual as demais leis são derivadas. Dado que a vida abundante em Cristo não acontece automaticamente, o cristão tem uma responsabilidade e uma tarefa a cumprir, ou seja, a obediência às leis de Deus. Aliás, a lei de Deus é uma expressão do Seu caráter santo, puro e moral. Por isso, a lei é eterna, justa e perfeita, pois o seu Legislador detém todos esses atributos. Por essa razão, precisamos obedecê-la, pois aqueles que se negam a fazê-lo, estão em franca desobediência a Deus e sujeitos ao julgamento e condenação oriundos dessa lei (Tg 2.10-11).
Entretanto, a tarefa de identificar, interpretar e aplicar a lei de Deus é bastante complexa e exige que façamos uma análise de toda a Escritura, para que sejamos coerentes com o que o Senhor deseja do seu povo. Analisada seriamente, a lei será aplicada corretamente e mostrará o caminho para a restauração e salvação. Como disse o salmista: “A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma” (Sl 19.7 a).
Diante de tão profundo desafio, o que faremos? Alguns erroneamente abraçam o antinomismo (significa, literalmente ser contra a lei) esses são os que dizem, sem nenhum discernimento ou análise bíblica, que o fim da lei é Cristo, que vivemos no tempo da graça e não devemos observar a lei de Deus. Mas, os verdadeiros fiéis respeitam e obedecem aos preceitos divinos, entendendo como o apóstolo Paulo – “Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom”. (Rm 7.12). Entendem ainda, que devem observar a lei, não para a salvação, mas por amor a Deus, pois só Cristo foi capaz de cumprir toda a lei, e é por causa de Seus méritos que haverá salvação.
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira