ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Pré-Adolescentes: A Bíblia, um livro inspirado
COMENTARISTA: CARLOS ALEXANDRE RIBEIRO
COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 10 – CONHECENDO DEUS PELA FÉ
INTRODUÇÃO
Uma das palavras mais comuns que ouvimos em qualquer contexto religioso é “fé”.
Mas a palavra não é uma exclusividade religiosa. Nos mais distintos cenários ouvimos expressões como “você tem que ter fé”, “boto fé” etc.
A princípio o conceito parece simples, afinal, fé é acreditar muito em alguma coisa, mesmo quando ela parece impossível, certo?
Mas o que essa pequena palavra, que tem um impacto tão grande na vida das pessoas, de fato quer dizer? É essa realmente a definição dada pelas Sagradas Escrituras?
Neste post vamos observar, de acordo com a Bíblia, o que de fato significa ter fé, de onde ela vem e qual a finalidade de tê-la.
O que é Fé?
“Ora a fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se veem”. (Hb 11.1)
Talvez a melhor definição de fé seja essa, dada pelo autor do livro de Hebreus. E, logo de cara, ela já bate de frente com a definição popular sobre o termo.
O autor de Hebreus não diz que fé é acreditar muito que uma coisa pode acontecer, fé é uma certeza.
Você possivelmente já deve ter ouvido a expressão que “fé é pisar para Deus colocar o chão”.
Basicamente, essa expressão é ilustrada muito bem por essa cena clássica do filme Indiana Jones, conhecida como “The Leap of Faith” (o salto de fé):
Mas, à luz das escrituras, isso não é fé.
Seria fé se, sem hesitar, o protagonista caminhasse tranquilamente e não se surpreendesse ao ver a ponte. Afinal, fé é certeza. E se é certeza, não há margem para dúvidas, não há margem para hesitações.
Para que serve a Fé?
Nenhum cristão ou até mesmo alguém de uma religião diferente, negará a importância da fé.
Para os cristãos, em especial, essa palavra vai ter um significado ainda mais profundo. Afinal, um dos principais versículos das Escrituras é “o justo viverá pela fé” (Hc 2:4/Rm 1:17).
Ou seja, a fé é o motivo pelo qual o justo vive. Mas o que isso significa exatamente?
Talvez a melhor explicação da finalidade da fé esteja na primeira carta do Apóstolo Pedro:
“Uma vez confirmado o valor da vossa fé […] redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.” (1Pe 1:7-8)
Ou seja, a finalidade, o objetivo final da fé, é a salvação. E é por meio dela que o Cristão consegue crer e se relacionar com Cristo, mesmo sem vê-lo.
Não é uma simples crença cega ou esperança grande. Quando um Cristão ora a Cristo, ele não acha que está sendo ouvido, ele sabe que está sendo ouvido.
A fé, por exemplo, não é orar acreditando que uma pessoa pode ser curada. Mas ter certeza que o Senhor é poderoso para curá-la e o fará se for essa a Sua vontade.
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira