ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Pré-Adolescentes: A Bíblia, um livro inspirado
COMENTARISTA: CARLOS ALEXANDRE RIBEIRO
COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 7 – QUEM É DEUS EM O NOVO TESTAMENTO?
INTRODUÇÃO
A Bíblia se divide em duas partes: Antigo e Novo Testamento (AT/NT) A palavra Testamento significa “aliança”, “pacto”.
O Antigo Testamento (Antiga Aliança) foi celebrado entre Deus e o povo de Israel (os judeus).
O Novo Testamento (Nova Aliança) foi celebrado entre Deus e sua a igreja.
Assim como Moisés selou o pacto entre DEUS e a antiga nação de Israel, no Sinai, com a aspersão de sangue de animais (Ex 24.8; cf. Hb 9.19-21).
Cristo institui o Novo Testamento [ou aliança]“ na Ceia do Senhor, no seu próprio sangue (1 Co 11.25; Lc 22.20; cf. Mc 14.24; Hb 9.14,15; 10.14-19,29; 13.20).
A Bíblia é uma revelação progressiva, o Antigo testamento estabelece a fundação para os ensinos e eventos encontrados no Novo Testamento.
Se pularmos, a primeira metade de qualquer livro e tentarmos terminá-lo teremos dificuldade de entender seus personagens, o enredo e final.
Da mesma forma o novo testamento só pode ser completamente entendido quando é visto como o cumprimento dos eventos, personagens, leis, sistema de sacrifícios alianças e promessas do Antigo Testamento.
Se apenas tivéssemos o NT, iriamos ler os evangelhos sem saber por que os judeus estavam esperando pelo Messias (UM REI SALVADOR).
Sem o AT não entenderíamos porque esse Messias estava vindo (veja Isaias 53), e não poderíamos ter identificado Jesus de Nazaré como o Messias. Através das várias profecias detalhadas que foram dadas a seu respeito, por exemplo, seu lugar de nascimento (Mq 5:2). Sua forma de morrer (Sl 22 – 1, 7, 8, 14,18, 69.21).
Sua ressurreição ( Sl 16:10) e muitos outros detalhes de seu ministério (Is 52:19, 9:2).
Afinal o AT se completa no NT, sem o primeiro não entenderíamos o segundo e sem o segundo de que nos valeria o primeiro. Pois o primeiro é a lei e o segundo é a graça nós não somos salvos pela lei, mas pela graça.
O Antigo Testamento, que é aproximadamente 75% da nossa Bíblia, inclui muitas informações importantes. Ele nos oferece o conforto de saber da fidelidade de Deus em cumprir as suas promessas (Romanos 15:4).
Instrui por meio de exemplos negativos (1 Coríntios 10:5-11) e positivos (Tiago 5:16-18; Hebreus 11). Ele revela aspectos importantes do caráter de Deus e da vontade geral dele para com os homens.
FONTE: https://encontreiteologiaoficial.wordpress.com/2019/01/26/a-relevancia-da-relacaoentre-antigo-e-novo-testamento/
1-O Pai se manifesta no Novo Testamento
Entre o Antigo Testamento e o Novo houve um período chamado Inter bíblico, que Deus não falou nada por 400 anos, ficou totalmente em silencio, não se revelou, não usou nenhum profeta.
Como afirmamos acima, o Antigo Testamento foi um período em que Deus firmou seu pacto com o povo de Israel, povo este que durante toda a sua historia foi infiel a Deus, Deus sempre advertiu o povo sobre a idolatria, até que não houve outro remédio, os israelitas foram levados para o cativeiro babilônico.
De fato eles foram curados da idolatria, porem quando retornaram a sua terra, muitos nem quiseram retomar, não tinham nenhum interesse nas coisas de Deus, pelo que os chamou atenção.
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira