ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Pré-Adolescentes: A Bíblia, um livro inspirado
COMENTARISTA: CARLOS ALEXANDRE RIBEIRO
COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 6 - QUEM É DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO
INTRODUÇÃO
Estamos estudando este trimestre, conhecendo o caráter de Deus, já estudamos quem é Deus, a sua relação com a sua criação, estudamos as suas qualidades, o nomes pelo qual é conhecido, e também estudamos sobre a trindade divina, ou seja, este Deus que subsiste em 3 pessoas distintas.
Na lição de hoje, vamos dar prosseguimento, estudaremos como Deus se apresentou em diferentes períodos da história, nesta lição especificamente o Antigo Testamento.
Já afirmamos em lições anteriores que Deus foi se revelando ao longo da História, e isto de forma gradual, conforme o homem poderia compreender. Assim ficou estabelecimento dois períodos em que Deus se revelou, ambos de forma diferente, isto por conta das Alianças que Deus fez com ser humano.
Primeiramente, Deus estabeleceu uma Aliança com o povo de Israel, este que quebrou a Aliança, assim Deus fez por meio de Cristo uma nova aliança no seu sangue, a Aliança da Graça no Novo Testamento, assunto da próxima aula.
1-Deus e suas obras
O Antigo Testamento, também chamado de Velho Testamento, é a porção da Bíblia que registra a história da redenção no período anterior ao advento de Cristo. Isso, inclusive, explica a designação “Antigo Testamento”. A palavra “testamento”, do latim testamentum, traduz a palavra grega diatheke, que indica uma aliança, um pacto ou um contrato.
Muitos eruditos concordam que a palavra “testamento” não é a melhor tradução do termo grego; já que a designação “Antigo Testamento” faz referência à antiga aliança firmada por Deus com o povo de Israel, indicando que seu conteúdo registra os principais acontecimentos da história desse antigo pacto.
Talvez “Antigo Pacto” fosse uma designação mais apropriada. Inclusive, o Novo Testamento se refere à Escritura do Antigo Testamento como a leitura da “AntigaAliança” (2 Coríntios 3:14). Mas essa designação, “Antigo Testamento”, acabou se tornando comum entre os cristãos a partir do segundo século depois de Cristo. Seja como for, fica claro que a Bíblia cristã é dividida em duas grandes partes, isto é, em duas grandes alianças. O Antigo Testamento é a primeira dessas duas divisões; enquanto que o Novo Testamento é a segunda.
Também é importante saber que quando Deus criou o homem, a escrita não passou a existir imediatamente. Na verdade, houve um longo caminho até que as primeiras formas de escritas fossem desenvolvidas. Isso significa que parte da história do Antigo Testamento ocorreu num tempo em que não havia a escrita.
Então durante esse tempo, as histórias da revelação de Deus foram sendo transmitidas por tradição oral. Mas o próprio Deus esteve diretamente envolvido nesse processo, de modo a preservar sua revelação para que mais tarde ela fosse registrada de forma infalível pelas pessoas que foram escolhidas por Ele para produzirem a Escritura.
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira