ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Pré-Adolescentes: A Bíblia, um livro inspirado
COMENTARISTA: CARLOS ALEXANDRE RIBEIRO
COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 13 – PREGANDO A PALAVRA DE DEUS
Texto da lição: Marcos 16.14-18
A Bíblia diz:
Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo. Romanos 10:17
Objetivos da lição
Explicar que a evangelização foi uma ordem de Jesus
Apontar a humanidade necessita de pregação do evangelho
Destacar que é precioso conhecer a mensagem do Evangelho antes de anuncia-la.
Introdução
Timóteo é provavelmente a carta final que o apóstolo Paulo escreveu. Foi escrita a Timóteo, que era seu “filho na fé” (1 Timóteo 1:2) e enviado pessoal. Paulo enviava Timóteo às igrejas para ajudar a cuidar dos problemas quando Paulo não podia ir pessoalmente. Em 2 Timóteo 4:2, Paulo escreve: “prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.”
Em sua última epístola, Paulo diz a Timóteo como edificar a igreja onde estava ministrando, dando-lhe instruções que se aplicam a todos os pastores e, finalmente, a todos os crentes. No capítulo 4, Paulo começa a concluir a sua carta e dá a Timóteo suas instruções: "Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino" (versículo 1) - em outras palavras, isso é extremamente importante.
A única coisa de suma importância que Paulo deseja instilar em Timóteo é seu dever de "pregar a palavra" e "insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina" (versículo 2). Esta pregação da Palavra é necessária porque "haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas" (versículos 3-4).
Normalmente as pessoas tendem a se sentir confortáveis com a falsidade, e Timóteo deve combater essa tendência estando sempre pronto para pregar a verdade, ou seja, pregar a Palavra de Deus.
A Palavra falada aqui é a Bíblia - a verdade bíblica. Este deve ser o conteúdo da pregação. Os pastores têm um mandato bíblico para pregar a Palavra escrita de Deus.
Alguns podem se perguntar como isso se aplica ao cristão comum que não tem a oportunidade de pregar em um culto na igreja. A resposta parte de um entendimento correto da palavra que se traduz como “pregar”.
A palavra traduzida como "pregar" é a palavra grega keyroxon, que significa simplesmente "publicar ou proclamar abertamente". Quando Paulo diz a Timóteo para pregar a Palavra, a ideia de um ambiente formal atrás de um púlpito ou em um culto na igreja não é apresentada. Tampouco conota um certo estilo de fala - "pregação" versus "ensino" versus "conversa normal". No contexto de 2 Timóteo, qualquer apresentação da verdade da Palavra de Deus é "pregação". Portanto, qualquer cristão pode e deve fazê-lo.
Fonte: https://www.gotquestions.org/Portugues/prega-a-Palavra.html
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira