Pré-Adolescente

Lição 4 - Nunca terás mais sede II

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017

Pré-Adolescentes: Jesus, o Salvador

COMENTARISTA: SÉRGIO SODRÉ

COMENTARISTA: JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 4 – NUNCA TERÁS MAIS SEDE

Texto bíblico João 4.7-15

Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.

Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.

Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?

És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?

Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.

Objetivos Ensinar aos alunos, que a água e um dos símbolos do Espírito Santo, e que somente ele pode saciar a sede da alma, Pois Cristo é a fonte da água da vida

Introdução

A nossa história começa numa cidade de Samaria chamada Sicar. Samaria foi, originalmente, o nome da capital do reino israelita do norte. Depois, passou a designar uma vasta região ao seu redor. Caiu em 722 A.C..

Sabemos que havia uma rixa entre os judeus (aqueles que não se misturavam, através do casamento, com outros povos) e os samaritanos (judeus que se misturaram com outros povos, através do casamento). E o motivo deste atrito era porque os judeus não aceitavam o casamento misto dos samaritanos.

Eles não permitiam que os samaritanos freqüentassem o templo, por isso, estes construíram o seu próprio templo indo mesmo de encontro a Deus. O povo judeu zelava pela pureza da raça e não aceitava a ascendência mista dos samaritanos.

Ao examinarmos a Bíblia, no evangelho de João 4:4, vemos que Jesus havia deixado a Judéia e se dirigia para a Galiléia mas "era-lhe necessário passar por Samaria" (João 4:4). É aí onde, realmente, começa a nossa história ... Jesus decidiu passar e não se desviar da cidade onde viviam aqueles rejeitados pelos judeus.

Jesus, sendo Deus, é santo e puro, ao contrário de nós que, muitas vezes, fazemos acepção de pessoas. Os judeus rejeitavam os samaritanos mas Jesus os amava e queria dar a eles a salvação eterna. Fonte: Valdenira Nunes de Menezes Silva

I-O quer fazer quando temos sede?

A Sede da Alma

A sede é uma sensação que tem início por estímulos originados dentro do próprio organismo. Os estímulos são detectados por receptores através de impulsos inatos que garantem a sobrevivência e gera a motivação que impele o organismo a buscar aquilo que lhe falta.

A sede nunca é agradável, mas só de pensar em beber algo, já temos a percepção daquilo que desejamos, embora, não o tenhamos de fato. Quando o adolescente com fome, sente o aroma do bolo que acabou de sair do forno, perde o interesse pelo jogo e corre para casa. O desejo pelo bolo é maior que o prazer do jogo.

Assim é a nossa alma, ela tem sede de Deus, deseja Deus, tem saudade de Deus. O salmista descreveu sua sensação: “Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?” (Salmo 42:1-2)

Este salmo retrata um desejo profundo por algo, comparável em intensidade, com o desejo desesperado, de um animal, por água durante uma seca prolongada.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA

Copyright © 2003 - 2021 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.