Pré-Adolescente

Lição 11 - Jesus é a videira verdadeira II

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2020

Pré-Adolescentes: O Evangelho do Discípulo Amado

COMENTARISTA: FLAVIANNE VAZ

COMENTARISTA: PROF. JAIR CÉSAR SILVA OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 11 – JESUS É A VIDEIRA VERDADEIRA

Texto BíblicoJoão 15.1-17

Introdução

JESUS, A VIDEIRA VERDADEIRA!

VIDEIRA.

A videira, vinha ou parreira é uma trepadeira da família das vitáceas, com tronco retorcido, ramos flexíveis, folhas grandes e repartidas em cinco lóbulos pontiagudos, flores esverdeadas em ramos, e cujo fruto é a uva. Originária da Ásia, a videira é cultivada em todas as regiões de clima temperado. A videira produz as uvas, fruto de cujo o suco se produz o vinho. O cultivo da videira para a produção de vinho é uma das atividades mais antigas da civilização.

Evidências indicam o cultivo da videira para a produção de vinho na região do Egito e da Ásia Menor durante o período neolítico, ao mesmo tempo em que a humanidade, instalada em colônias permanentes, começou a cultivar alimentos e criar gado, além de produzir cerâmica.

Não é de se estranhar que Jesus usasse a planta videira como alegoria de seu povo intitulado como Israel. Sua peculiaridade tornava o ensino ilustrativo e de fácil compreensão, alcançando toda classe de pessoas.

Jesus se declarou: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador” – (João 15:1). É interessante a preocupação de Jesus em seus ensinos e em particular com a palavra “verdadeiro e seus sinônimos”. Neste acontecimento, registrado por João, Ele diz que é “VIDEIRA VERDADEIRA”, e todos nós sabemos que se o texto enfatiza este lado autêntico é porque o oposto é legítimo.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROF.ª JACIARA DA SILVA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.