Pré-Adolescente

Lição 11 - O cuidado com certas festas II

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2019

Pré-Adolescentes: Jesus, o Salvador

COMENTARISTA: ALINE BALBINO

COMENTARISTA: PROF. JAIR CÉSAR SILVA OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 11 – O CUIDADO COM CERTAS FESTAS

Objetivos

Devemos entender que o pecado vem destruindo a humanidade desde a antiguidade. Devemos entender que existe ambientes que não são apropriados para um servo Deus freqüentar.

Texto bíblico 1 Co 6.12-14

Introdução

Corinto foi uma famosa cidade portuária grega e capital da antiga província da Acaia. A cidade foi completamente destruída pelo general romano Lucio Mumio no ano 146 a.C., e após um século, reconstruída por ordem de Julio César. No ano 27 a.C., César Augusto tornou-a capital da província. O local da antiga Corinto se encontra ao sudoeste do istmo que separa a Península Peloponésia do restante da Grécia. A grandeza do período grego e sua arquitetura podem ser apreciadas através das ruínas da cidade. Uma delas, é o Templo de Apolo, cujas sete colunas das 38 ainda restam de pé, na parte baixa da cidade. No acrópole de Corinto, conhecido como “Acrocorinto”, a mais de 548 metros de altura, estava situado o Templo de Afrodita, a deusa padroeira da cidade de Corinto.

Nele, se albergavam mais de 1.000 prostitutas, que serviam no templo, vendendo os seus corpos. A prostituição era um componente da vida cotidiana dos gregos antigos. Nas cidades mais importantes e portuárias, como era Corinto, havia inúmeros prostíbulos, onde mulheres de todas as idades e rapazes vendiam seus corpos sem nenhum escrúpulo. Com certeza, as exortações de Paulo tão veemente à Igreja de Corinto, íam de encontro ao paganismo, prostituição e imoralidade, às quais a cidade era entregue.

No tempo de Paulo, a cidade de Corinto era um centro comercial e industrial para Acaia, Ásia Menor e Roma; e tinha uma população de quase 700.000 habitantes. Havia uma grande colônia de judeus estabelecida em Corinto. Dentre eles, um casal natural de Ponto, que se tornou cooperador do apóstolo; tanto na obra espiritual, como na profissional em fazer tendas – Áquila e Priscila. Eles, como os demais judeus de Corinto, foram expulsos de Roma por ordem do Imperador Cláudio (At 18.2).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROF.ª JACIARA DA SILVA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.