ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2019
Pré-Adolescentes: Jesus, o Salvador
COMENTARISTA: ALINE BALBINO
COMENTARISTA: PROF. JAIR CÉSAR SILVA OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 11 – O CUIDADO COM CERTAS FESTAS
Objetivos
Devemos entender que o pecado vem destruindo a humanidade desde a antiguidade. Devemos entender que existe ambientes que não são apropriados para um servo Deus freqüentar.
Texto bíblico 1 Co 6.12-14
Introdução
Corinto foi uma famosa cidade portuária grega e capital da antiga província da Acaia. A cidade foi completamente destruída pelo general romano Lucio Mumio no ano 146 a.C., e após um século, reconstruída por ordem de Julio César. No ano 27 a.C., César Augusto tornou-a capital da província. O local da antiga Corinto se encontra ao sudoeste do istmo que separa a Península Peloponésia do restante da Grécia. A grandeza do período grego e sua arquitetura podem ser apreciadas através das ruínas da cidade. Uma delas, é o Templo de Apolo, cujas sete colunas das 38 ainda restam de pé, na parte baixa da cidade. No acrópole de Corinto, conhecido como “Acrocorinto”, a mais de 548 metros de altura, estava situado o Templo de Afrodita, a deusa padroeira da cidade de Corinto.
Nele, se albergavam mais de 1.000 prostitutas, que serviam no templo, vendendo os seus corpos. A prostituição era um componente da vida cotidiana dos gregos antigos. Nas cidades mais importantes e portuárias, como era Corinto, havia inúmeros prostíbulos, onde mulheres de todas as idades e rapazes vendiam seus corpos sem nenhum escrúpulo. Com certeza, as exortações de Paulo tão veemente à Igreja de Corinto, íam de encontro ao paganismo, prostituição e imoralidade, às quais a cidade era entregue.
No tempo de Paulo, a cidade de Corinto era um centro comercial e industrial para Acaia, Ásia Menor e Roma; e tinha uma população de quase 700.000 habitantes. Havia uma grande colônia de judeus estabelecida em Corinto. Dentre eles, um casal natural de Ponto, que se tornou cooperador do apóstolo; tanto na obra espiritual, como na profissional em fazer tendas – Áquila e Priscila. Eles, como os demais judeus de Corinto, foram expulsos de Roma por ordem do Imperador Cláudio (At 18.2).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROF.ª JACIARA DA SILVA