ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2023
Pré-Adolescentes: PRESERVANDO OS VALORES CRISTÃOS
COMENTARISTA: DAVILENE HERCULANO
COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 13 – NAMORAR? AGORA NÃO!
Texto da lição: Ec 3 Pv. 4.23
A Bíblia diz:
“Porém, se estamos esperando alguma coisa que ainda não podemos ver, então esperamos com paciência.” Romanos 8.25
Objetivos da lição
Explicar o que significa “namoro”;
Apontar que há um tempo determinado para cada experiência na vida;
Entender que é preciso aprender lidar com as emoções.
Introdução
Deus não diz nada sobre "namoro" na Bíblia, mas fala muito sobre relacionamento e como as pessoas devem se comportar antes do casamento.
A Bíblia não fala nada sobre namoro por uma razão muito simples: o "namoro" é um conceito muito recente e não existia na forma como conhecemos hoje quando a Bíblia foi escrita. Na Bíblia, vemos que as pessoas entram em uma dessas categorias: amigos/irmãos em Cristo, noivos, ou casados. Só existia amizade ou o compromisso era sério.
Ainda assim, podemos retirar alguns princípios teológicos que podem nos ajudar a entender o que Deus espera de quem está namorando.
1. Namoro deve ter um objetivo: Casamento
Um relacionamento romântico não deve ser iniciado com outro objetivo que não seja o casamento. Isso não significa que todos os namoros vão dar em casamento, mas significa que quando dois cristãos iniciam um relacionamento, eles não devem estar pensando apenas em se divertir, "só para ver no que vai dar", ou porque "todo mundo está fazendo". As pessoas envolvidas devem aproveitar esse tempo para se conhecerem melhor, avaliar comportamentos, tendo em vista uma possível união eterna.
2. Cristãos devem evitar namorar não cristãos
Muitas pessoas consideram essa ideia ultrapassada, mas o ensinamento bíblico é claro. Alguém que já nasceu de novo deve evitar um relacionamento romântico com um não-cristão (2 Coríntios 6:14).
A ideia é bem fácil de entender. Um crente e um descrente vão ter pontos de vista diferentes sobre vários aspetos da vida e de Deus. Se o objetivo do namoro é o casamento, se duas pessoas tiverem visões tão diferentes da vida, um casamento bem-sucedido vai ser pelo menos muito difícil, e em alguns casos até impossível.
É verdade, pode acontecer de o descrente se converter, mas não confie nessa possibilidade. Ninguém sabe se um dia alguém irá se converter (1 Coríntios 7:16). Por isso, evite o julgo desigual.
Fonte: https://www.respostas.com.br/o-que-deus-diz-sobre-o-namoro/
1- O que é namoro
O namoro cristão deve ser um relacionamento de respeito e amizade, pensando na possibilidade de casamento. É o tempo para o casal se conhecer melhor e descobrir se quer passar a vida toda junta. O namoro cristão não é o mesmo que um casamento.
A Bíblia tem alguns princípios que ajudam a guiar o namoro cristão:
Pensar no futuro – o namoro ajuda a decidir se quer casar; não é uma brincadeira sem objetivos; se o casal acha que não vai casar, então não deve namorar
Amizade – um relacionamento não sobrevive só de paixão; o namoro é a altura para aprofundar a amizade e se conhecer melhor – Provérbios 17:17
Respeito – você está namorando uma pessoa criada à imagem de Deus, não um objeto para satisfazer seus prazeres; um relacionamento sem respeito e dignidade não é de Deus.
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira