ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2023
Juvenis: Espírito Santo, Deus presente em nós
COMENTARISTA: Carlos Alexandre Dorte
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 8 – O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
O dom do Espírito Santo é a dádiva celestial, prometida por Cristo, que veio para conceder poder aos crentes, condições para que levassem adiante o ministério da pregação. Assim como o Espírito Santo esteve com Cristo, orientando-o e dirigindo no serviço da pregação, também estava com os discípulos nesta mais nobre função que é conquistar almas para o Reino de Deus. No entanto, não podemos restringir a presença e o trabalho do Espirito Santo apenas à pregação. A Terceira Pessoa da Trindade está presente na vida do cristão desde o momento que ele reconhece que Cristo é o seu Salvador e passa pelo processo do novo nascimento, como Cristo enfatizou para Nicodemos:
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. (Jo 3:3-5)
Bancroft destaca a importância do novo nascimento e da habitação do Espírito Santo em nossas vidas, haja vista que somos templo do Espírito Santo, passamos a produzir o fruto do Espírito, demonstramos por obras e, em verdadeiras intenções, que fomos, de fato, transformados pelo poder regenerador do Santo Espírito:
O Espírito Santo vem habitar ou fixar residência na vida do crente, por ocasião da regeneração, e ali permanece, seja qual for o grau de imperfeição ou imaturidade desse crente. A habitação do Espírito é uma fase posterior da obra da regeneração. Assim Ele possibilita o crescimento da nova vida iniciada. Precisamos perceber e reconhecer Sua presença permanente no templo de nossos corpos. Esse reconhecimento deve torná-los sagrados e levar-nos a conservá-los imaculados, livres do pecado. O reconhecimento da Sua presença é igualmente o segredo da experiência de Seu poder. (Bancroft, 1995, p.195)
Viver no Espírito, andar segundo o Espírito é permitir-se o encaminhamento daquele que conhece todas as coisas, sonda os nossos corações e nos direciona de acordo com a vontade divina para nós estabelecida. Pois o Pai sabe o que é melhor para cada um de Seus filhos: “ Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. “ (Rm 8.14,15) É dever da Igreja ensinar a doutrina do Espírito e enfatizar que a presença dEle é essencial para que possamos cumprir o IDE de Cristo. O teólogo William Barclay apud John Wyckoff (1996, p.430) afirma que “a história da Bíblia é a história de homens cheios do Espírito. Mesmo assim...nosso modo de pensar acerca do Espírito é mais vago e indefinido que nossas formulações teológicas acerca de qualquer outro elemento de fé cristã.” Daí a necessidade de ensinarmos acerca do Espírito Santo e falarmos da importância de buscarmos o poder para divulgarmos as boas novas de salvação. A Igreja precisa estar subordinada ao poder do Espírito Santo.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA