ASSEMBLEIA DE DEUS DE INDIANÓPOLIS - Sede do Setor 6 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023
Juvenis: CONHECENDO OS FUNDAMENTOS DA FÉ CRISTÃ NAS EPÍSTOLAS GERAIS
COMENTARISTA: SAMUEL DE OLIVEIRA MARTINS
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 11 – A RESSURREIÇÃO DURANTE A PREGAÇÃO
A carta de 2 João tinha, como temática principal, o combate aos falsos mestres e o seu propósito era alertar os irmãos da igreja acerca do perigo que eles traziam. Sendo assim, não era viável hospedá-los em suas casas, pois traziam males por onde passavam. Além disso, quem os apoiasse, abrigando-os, também estaria contribuindo, indiretamente, com as más obras.
Estes fatos já ocorridos são alertas para nós. É necessário que tomemos alguns cuidados em nossos relacionamentos, na eleição das pessoas que nos farão companhia, haja vista que a influência de nossos amigos em nosso comportamento pode causar impactos em nossa postura diante de nossa família, escola, igreja etc.
A vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável. Por isto, o Espírito Santo se entristece quando estamos em más companhias, em más conversações. Nosso Deus prefere que nos distanciemos daqueles que promovem falsos ensinos e procuram desviar os salvos dos caminhos da vida: “Não se deixem enganar: "As más companhias corrompem os bons costumes. Como justos, recuperem o bom senso e parem de pecar; pois alguns há que não têm conhecimento de Deus; digo isso para vergonha de vocês.” (I Co 15.33,34). Como diz o apóstolo, é preciso usar o bom senso, abandonar o pecado e buscar o conhecimento do Senhor, ao invés de ficar dando ouvidos a espíritos enganadores. Daí a importância da Escola Dominical, como agência do ensino da Palavra de Deus.
Ler e meditar na carta de II João é essencial para se desenvolver e determinar uma fé saudável, bem como relacionamentos que se constituam e construam o bem. De que forma se buscará este bem? No cuidado e na vigilância para não se relacionar com os falsos mestres, dando ouvidos às falsas doutrinas; na busca pela verdade, na prática do amor, no desprezo à falsidade dos líderes.
Dennis Allan (1995) afirma que “é uma carta pequena que frisa o contraste entre o amor verdadeiro e as doutrinas distorcidas espalhadas por alguns que procuravam enganar os servos do Senhor.” João se identifica como presbítero, um daqueles que estavam com a responsabilidade de pastorear a igreja de Cristo: “Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os designou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.” (At 20.28) Este alerta do apóstolo Paulo também é o alerta joanino com o objetivo de frisar a responsabilidade da liderança, de enfatizar a necessidade do cuidado com o rebanho, de relembrar como este grupo foi conquistado para Cristo: a preço de sangue. Portanto, este rebanho é extremamente precioso para o Senhor. Aquele que recebeu a incumbência dele cuidar é um privilegiado e alvo da confiança de Deus nele. Trata-se de uma séria incumbência!!!
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA