ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2022
Juvenis: Andando em amor
COMENTARISTA:
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 12 - O PERFEITO AMOR AFASTA TODO MEDO
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: O perfeito amor afasta todo medo. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Medo?”.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Medo?
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o medo.
Materiais:
01 caixa com tampa
01 chocolate
Fita adesiva
A expressão digitada “Coma o chocolate”.
Observação:
Colocar o chocolate fixado no fundo da caixa com fita adesiva. Por cima do chocolate, colocar o papel com o nome “Coma o chocolate”, de forma que cubra o chocolate. Fechar a caixa, observar se estar bem fechada(se a tampa for folgada, ponha fita adesiva).
Procedimento:
1 - Organizem os alunos em círculo.
Observação: O nome da dinâmica não deve ser mencionada para os alunos, pois perderá toda a surpresa e expectativa.
2 - Apresentem a caixa e falem: Dentro desta caixa tem uma tarefa a ser cumprida por apenas uma pessoa, sem reclamações e sem ajuda dos colegas.
3 - Continuem falando: Ao sinal de um comando ou quando a música começar, esta caixa vai passar de mão em mão.
Ao sinal do comando (bater palma, palavra “pare”ou quando uma música parar), quem estiver com a caixa na mão, deverá realizar a tarefa contida dentro da caixa.
Observações:
- É comum os alunos passarem a caixa para os colegas de forma rápida, deixando até cair no chão, pois têm medo de ficar com a caixa e ter que realizar algo diante dos colegas.
- Mas antes que o aluno abra a caixa, perguntem para ele: E aí, vai abrir? Ou quer que continue? Será que tem alguém que vai ter coragem para abrir esta caixa? Está com medo?
- É interessante fazer estas perguntas para criar um clima de suspense e medo.
4 - Então, iniciem a atividade e repitam este procedimento pelo menos 3 vezes, conforme as orientações acima descritas.
Na última vez, vocês falam: Agora não tem jeito, quem ficar com a caixa, vai ter que abri-la e obedecer a ordem ali contida.
5 - O aluno abrirá a caixa e encontrará a seguinte tarefa: “Coma o Chocolate”. O aluno deverá mostrar para os colegas e comer o chocolate, salvo havendo restrições médicas, como por exemplo, diabetes...
6 - Peçam para o aluno, que abriu a caixa, para relatar o que sentiu antes e depois de abrir a caixa.
7 - Perguntem para os demais alunos:
O que vocês sentiram quando a caixa começou a passar? Tiveram medo? Por quê?
O que vocês imaginaram que havia dentro da caixa?
O que vocês acharam sobre a tarefa a ser cumprida (dentro da caixa)?
8 - Depois, façam uma relação sobre o medo diante de algo não conhecido. Também reflitam sobre o medo criado pelo indivíduo, paralisando-o diante das situações, dominando sua mente e atitudes.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/juveniscurriculo-2022-uma-viagem-pelo_24.html Acesso em 12 de Dez. 2022