ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2022
Juvenis: PERSONAGENS MARCANTES DA BÍBLIA
COMENTARISTA: EDILBERTO SILVA
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 2 - MIRIÃ: DISPONIBILIDADE APESAR DA IDADE
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Miriã: Disponibilidade apesar da idade. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, para introduzir o estudo, utilizem a dinâmica “Uma adolescente muito esperta”.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Uma adolescente muito esperta
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a atitude corajosa de Miriã, irmã de Moisés.
Material:
01 cartolina
01 pincel atômico
Procedimento:
- Dividam a turma em 02 grupos.
- Falem: Vocês conhecem a história do personagem bíblico Moisés. Agora, vocês vão recontá-la, da seguinte forma:
A partir da frase inicial “Miriã era irmã de Moisés....” vocês vão falar o restante da história.
O grupo que vai falar a 1ª frase é o número 01, depois segue o 02, e assim sucessivamente até que não haja mais informações para acrescentar.
As informações não podem ser repetidas e devem dar encadeamento a história.
- Depois, quando não houver nada mais a acrescentar, leiam o texto para a turma, observando a coesão textual e se há alguma ideia a ser corrigida.
- Em seguida, conversem sobre a atitude esperta de Miriã para cuidar do seu irmão Moisés.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/juveniscurriculo-2022-uma-viagem-pelo_24.html Acesso em 04 Jul 2022