ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - JD. BELA VISTA - GUARULHOS/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022
Juvenis: Uma viagem pelo Novo Testamento
COMENTARISTA: EDILBERTO SILVA
COMENTÁRIO: PROFº GABRIEL FRANCISCO DA SILVA SANTANA
LIÇÃO Nº 10 – ATOS DOS APÓSTOLOS
AUTOR
Lucas escreveu os Atos dos Apóstolos como “segunda parte da obra”. A primeira parte é conhecida como o Evangelho Segundo Lucas”.
DATA
Atos foi escrito depois do evangelho de Lucas, (que provavelmente foi escrito na segunda metade do primeiro século d.C. Lucas dirigiu o livro de Atos a um homem chamado Teófilo.
CONTEÚDO
O livro de Atos reconta a ascensão e a disseminação do Cristianismo, começando em Jerusalém, a capital da província judaica, e terminando em Roma, a grande capital do Império. Os acontecimentos descritos em Atos ocorreram dentro de um período de 30 anos (cerca de 30–62 d.C.) e têm como foco principal o ministério de Pedro (ver Atos 1–12) e de Paulo (ver Atos 13–28). Sem o livro de Atos, nosso conhecimento do início da história da Igreja seria limitado às poucas epístolas do Novo Testamento. Além disso, Atos fornece um valioso contexto histórico para as epístolas de Paulo.
A conversão e as missões do Apóstolo Paulo (Atos 9); a visão que Pedro recebeu com relação à aceitação dos gentios na Igreja, que inicialmente não haviam se convertido ao judaísmo (Atos 10:9–16, 34–35); e as doutrinas ensinadas na conferência de Jerusalém que foram decisivas para o crescimento no início da Igreja (Atos 15).
Conforme registrado em Lucas 24:49, o Salvador instruiu os apóstolos para que iniciassem seu ministério somente depois que “do alto [fossem] revestidos de poder”. Atos registra a investidura desse poder pelo Espírito Santo e descreve seus resultados dramáticos, começando com a conversão de milhares no dia de Pentecostes (ver Atos 2). Ao longo de Atos, Lucas enfatiza as obras do Espírito Santo nas pessoas e nas congregações. A frase “que do alto sejais revestidos de poder” provavelmente também significa que os apóstolos “receberam conhecimento específico, poderes e bênçãos especiais, geralmente conferidos somente no templo do Senhor”
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFº GABRIEL FRANCISCO DA SILVA SANTANA