Juvenis

Lição 2 - Música para Deus ou sobre Deus? II

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS - CPAD

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019

Juvenis: Louvor e adoração

COMENTARISTA: ROBSON ROCHA

COMENTÁRIO: PROFª PAULA RENATA SANTOS

LIÇÃO Nº 2 – MÚSICA PARA DEUS OU SOBRE DEUS?

“Falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração” (Ef 5.19).

ESBOÇO DA LIÇÃO

1. MÚSICA SACRA NA BÍBLIA

2. MÚSICA SACRA NA HISTÓRIA

4. MÚSICA SACRA AQUI

OBJETIVOS

Demonstrar a evolução da música sacra ao longo da história;

Esclarecer que, como produção humana, o louvor reflete uma cultura;

Destacar que a cultura brasileira influenciou a nossa maneira de louvar a Deus.

Querido (a) professor (a), este trimestre será muito musical, portanto, artístico, poético, cheio de louvor e adoração. Procure não se limitar à sala de aula ou a sua revista. O Espírito Santo é infinitamente criativo e inspirador. Para cada pessoa, cultura, turma, igreja local há uma maneira mais profunda e específica de tocar, ensinar, tratar, etc. Portanto, ore e esteja atento às ideias que Ele lhe dará, esteja aberto, receptivo, sensível ao seu mover para abordagens que mais alcançarão e terão maior aproveitamento para a sua classe. Vamos envolver toda a turma nesta missão?

Proponha aos seus juvenis que eles pensem e tragam na próxima aula sugestões interessantes sobre o tema deste trimestre. Por exemplo: organizar um louvorzão em algum local público (pode ser no encerramento para fechar o tema com chave de ouro); compor uma canção; apresentar um hino conhecido com um novo arranjo ou estilo musical; fazer paródias divertidas, versão evangélica de algumas músicas; também podem organizar uma versão gospel da brincadeira “Qual é a Música”; postar nas redes sociais um desafio musical a cada semana, desafiando um colega dentro deste tema, que passa a bola para outro e assim sucessivamente; essas apresentações podem ser ao final de cada aula em estilo acústico ou “pocket show”. Com toda certeza eles ficarão extremamente animados e não faltarão a nenhuma lição nos próximos domingos.

Além de estimular a criatividade, comunhão e evangelismo essas atividades também podem revelar muitos talentos, não só ligados à musicalidade, mas também à liderança, capacidade de organização, criatividade, humor, improviso, capacidade de motivar e encorajar o outro, etc. Diga isso a eles, para estarem atentos e sempre compartilharem essas experiências e descobertas seja sobre si mesmos ou que eles identificaram num colega. Todo este movimento promove um crescimento e desenvolvimento individual e coletivo de talentos que podem repercutir em futuras carreiras, ministérios, etc.

Que tal para estrear esse momento “extraclasse”, fazer uma brincadeira que além de ter link com a lição, ainda promove o maior entrosamento e conhecimento mútuo?!

Você conhece bem os seus alunos? Eles mesmos se conhecem bem? Vamos ver... Escreva o nome de cada aluno presente em um papelzinho e sorteie, como um “amigo oculto musical”. Após todos retirarem um nome (que não o seu próprio), deverão ter alguns minutos para escolherem um ou mais trechos de músicas que descrevam, lembrem ou seja algo que deseja ao amigo retirado e a turma tentará identificar de quem se trata, apenas com estas pistas cantadas. Assim como o título de nossa lição, quanto a música poder ser para Deus ou sobre Deus, eles farão o mesmo, escolhendo trechos que podem ser sobre o amigo ou para o amigo.

Peça também que façam o mesmo exercício focando em si mesmos, escolhendo trechos musicais que tenham características ou lembram coisas sobre si mesmos. Depois dirão se quem os tirou escolheu a mesma música. Será um momento muito divertido.

O Senhor te abençoe e capacite. Boa aula!

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/juvenis/1315-li%C3%A7%C3%A3o-2-m%C3%BAsica-para-deus-ou-sobre-deus.html Acesso em 11 jan. 2019

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.