Juvenis

Lição 8 - Um convite de salvação III

ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA/CE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2020

Juvenis: Jesus e o reino de Deus

COMENTARISTA: MARCOS TEDESCO

COMENTARISTA: EV. JOSÉ LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 8 – UM CONVITE DE SALVAÇÃO

INTRODUÇÃO

A Salvação é um ato do amor de Deus para com os homens, sendo uma manifestação da sua graça, misericórdia e da sua justiça, como obra única que só pode ser alcançada pela fé em Jesus Cristo e por isso é boa, perfeita e eterna. A Salvação tem origem em Deus, e devido a isso, podemos buscá-la e ter a certeza de que seus efeitos de vida abundante e eterna são permanentes. Nesta lição estudaremos sobre a expiação de Cristo pelos nossos pecados e o novo nascimento como dádiva da salvação em Jesus Cristo.

I – PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA.....

1. A EXPIAÇÃO DE JESUS PELOS NOSSOS PECADOS

O Pecado da desobediência de Adão e Eva, de modo inevitável separou o homem de Deus, e o homem em sua condição decaída nada poderia fazer, mas Deus com sua presciência já havia antes da fundação do mundo elaborado um plano para que o homem pudesse retornar ao seu estado original de comunhão com o Senhor, nosso Deus, e este plano foi construído na base da morte vicária de Jesus Cristo; um Deus que se fez carne, habitou entre nós e pelo seu sangue derramado na cruz, livrou a humanidade da condenação eterna.

A salvação tem origem em Deus, e devido a isso podemos buscá-la e ter a certeza de que seus efeitos são permanentes e duradouros, porque ela é boa, é eterna, é perfeita, é única, é um ato de amor, é uma manifestação da graça de Deus, é um ato de justiça, é o livramento das consequências de morte espiritual, é a libertação de uma condenação eterna onde viveríamos sofrendo no reino das trevas do diabo, é o plano divino para que o homem volte a ter vida eterna com o Senhor. (Jo 3:16)

Jesus pela sua morte reparou o dano ou o mal que o pecado causou sobre a humanidade, isto é, a separação do homem de Deus.

II - ...QUE DEU O SEU FILHO UNIGÊNITO

1. A MORTE SUBSTITUTIVA DE JESUS

1.1. A MANIFESTAÇÃO DA GRAÇA DE DEUS

O apóstolo Paulo na carta a Tito, lembra aos cretenses que compunham a igreja local, sobre a doutrina da salvação, dizendo que a salvação é pela graça, por meio de Jesus Cristo, ou seja, mesmo sem merecermos Jesus tomou o nosso lugar na cruz do Calvário nos substituindo naquela cruz tomando sobre si as nossas iniquidades e enfermidades. Jesus nos substituiu, mesmo sem pecado, para nos salvar pela graça (favor imerecido) (Tt 2:11-15; Tt 3:3-7)

1.2. DEFINIÇÃO DE GRAÇA

Literalmente a Graça é um favor imerecido ou dádiva de Deus dada aos homens sem que estes merecessem a salvação da morte eterna realizada por Jesus Cristo na cruz do Calvário.

1.3. IMPORTÂNCIA DA GRAÇA

Se não existisse a Lei, não existiria pecado e por conseguinte não existiria a graça e é por isso que elas estão imbricadas, ou seja, entrelaçadas, a Lei revela o pecado no homem e a graça aponta o Salvador Jesus para aniquilar os efeitos do pecado. A graça não anula a Lei e a Lei não anula a Graça,elas coexistem e se complementam para a perfeição espiritual do homem. (Gl 3:23-29)

1.4. DIFERENÇAS ENTRE A LEI E A GRAÇA

A Lei é a sombra da Graça, ou seja, tudo que está na Lei não salva o homem, mas aponta o seu estado débil de iniquidade necessitando de um aperfeiçoamento e salvação. A lei apresenta uma característica de base bilateral, isto quer dizer, que o homem só podia alcançar a misericórdia de Deus se cumprisse em sua totalidade os preceitos morais, cerimoniais e civis da Lei. Já a graça é unilateral, pois, Cristo fez a parte dele e a nossa, e é pela graça em Cristo Jesus que somos salvos, presente de Deus (Ef 2:1-10)

Nenhuma ciência ou inteligência humana pode mudar, transformar, restaurar a alma de um ser humano. Somente a Graça do Evangelho de Cristo, pode restabelecer a dignidade moral, ética, social e espiritual de um homem, pois, onde abundou o pecado, superabundou a graça em Cristo Jesus. (Rm 5:18-21)

 

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Fonte:https://proflucasneto.files.wordpress.com/2013/04/notas_2t_2017_juvenis_lic3a7c3a3o-8_um-convite-de-salvac3a7c3a3o.pdf Acesso em 16 maio 2017.

Copyright © 2003 - 2020 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.