Juvenis

Lição 1 - A queda II

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2021

Juvenis: Queda e redenção

COMENTARISTA: REYNALDO ODILO

COMENTÁRIO: PROF.ª PAULA RENATA SANTOS

LIÇÃO Nº 1 – A QUEDA

“E, vendo a mulher r que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” (Gn 3.6)

Esboço da Lição

1. A QUEDA

2. A CRIATURA CONTRA O CRIADOR

3. CONDENADOS PELO PECADO COMETIDO POR OUTRA PESSOA?

4. UM PESO E UMA MEDIDA

Objetivos

Conhecer a tragédia da Queda para a humanidade;

Mostrar o plano de livramento de Deus para a humanidade;

Reconhecer o perigo em desobedecermos a Deus.

Querido (a) professor (a), mais um trimestre se inicia. Como este ano está passando rápido, não é mesmo?! Em meio a uma rotina corrida e com tantos compromissos, por vezes negligenciamos a importância de parar e refletir. Sobre nós, sobre nossas vidas, sonhos, MISSÃO! Que possamos juntos orar como o salmista: “Senhor, ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12). Você, professor (a), é um instrumento de Deus para transmitir esta sabedoria a seus juvenis. Por isso, renove-se no Senhor, comece esta nova etapa refletindo, como nesta oração de Moisés, registrada como o mais antigo salmo da bíblia.

Perceber que a vida é curta nos ajuda a usar o pouco tempo que temos mais sabiamente e para o bem eterno. Reserve um momento para “contar seus dias” e perguntar-se: o que desejo que aconteça em minha vida antes de morrer? Que pequeno passo tenho de dar em direção a tal propósito hoje? (Bíblia de Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 797)

E falando em focar no que tem valor eterno, o tema desta nossa revista é justamente sobre isso. Vamos ter a oportunidade gloriosa de apresentar aos juvenis a história da “Queda e Redenção” da humanidade.

O antigo ditado filosófico e popular de que “uma imagem vale mais que mil palavras” tem fundamento, especialmente no ensino. O recurso visual é muito importante na aprendizagem e memorização, seja qual for a matéria e faixa etária dos alunos. Por isso, além dos recursos já disponibilizados em sua revista, sugerimos que você faça um resumo visual de tudo que estudaremos ao longo do trimestre, através de uma dinâmica. Esperamos com este recurso despertar ainda mais o interesse da turma para as próximas aulas, além da internalização da história mais importante da humanidade, a trajetória de sua queda até o plano de redenção, pelo sangue de Jesus.

Você vai precisar dos seguintes materiais: Copo de vidro transparente, água, cloro ou água sanitária e iodo (facilmente encontrados em supermercados e drogarias). O ideal é que você não deixe os produtos nos seus recipientes originais para despertar ainda mais a curiosidade da turma e não tirar o foco dos alunos da história.

Primeiramente, mostre o copo com água até a metade e diga que ele representa cada um de nós quando Deus nos criou lá no Éden, livre do pecado, puros.

Então, misture o iodo com a água e continue a explicação:

– Mas um dia nos afastamos de Deus, pecamos (a água ficará escura. Você pode se estender mais falando os tipos de pecado e o quanto eles nos mancharam, nos afastando de Deus).

Em seguida, você pegará um pouco da água sanitária e (após sua explicação), derramará sobre o recipiente que ficou com a água escura e o líquido voltará a ficar transparente como água. Porém, antes explique:

– Deus nos amou tanto que arquitetou um plano para nos redimir, para nos tirar deste lamaçal de pecado, para que possamos ter uma vida eterna ao lado dEle, o que jamais conseguiríamos pelos nossos próprios esforços. E Ele se dispôs a dar seu filho unigênito, para que todo aquele que nEle crer, não perecesse, mas tivesse a vida eterna (Jo 3.16).

Peça que eles leiam Romanos 5.18,19: “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos”. (E neste momento, após falarem “justos”, derrame o cloro ou água sanitária).

Esta é uma simples ilustração, mas também muito marcante. No entanto, acima de qualquer recurso, dependemos exclusivamente do Espírito Santo para atingir os corações. Por isso, previamente ore pela sua classe, prepare-se para esta aula, treine pelo menos duas vezes essa dinâmica, antes de apresentá-la pra sua turma, a fim de que tudo corra como o esperado.

Ao final da aula, ore com seus juvenis, clamando ao Senhor para que ao longo do trimestre Ele trabalhe em cada coração, que o conhecimento obtido nas aulas não seja apenas teórico em suas vidas, mas transformadores em suas almas.O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/juvenis/1002-li%C3%A7%C3%A3o-1-a-queda.html Acesso em 29 jun. 2018

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.