ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2026
Juvenis: SAL E LUZ NO MUNDO: UMA IGREJA RELEVANTE
COMENTARISTA: FLAVIANNE VAZ
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 1- AS ATITUDES QUE FAZEM A DIFERENÇA
Queridos professores, bem-vindos a um novo trimestre no qual falaremos sobre o trabalho da Igreja de Cristo, uma Igreja relevante, que faz diferença no mundo como sal e luz, atuando sobre o Império das trevas e do mal.
O tema de nossa primeira lição é o Sermão do Monte, a mensagem de Cristo que veio nos ensinar qual deve ser o propósito, a finalidade de ser Igreja, de fazer parte do Corpo de Cristo, haja vista que, como parte do Corpo, os salvos agem de modo totalmente distinto das pessoas em torno deles. É por isto que surpreendem e suas vidas tornam-se um referencial para todos.
Como professores, precisamos ser este referencial e motivar os jovens a agirem de acordo com os bons exemplos que temos nas Escrituras, que eles possam conscientizar de que “estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta.” (Hb 12.1). Os professores, por sua vez, sabem que a sua responsabilidade aumenta à medida que estão diante de uma turma para lhe ministrar a Palavra de Deus, tendo em vista que precisa vivenciar o que ensina: “Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.” (Tg 3:1)
Cristo foi o Mestre por excelência. Ele vivia o que ensinava e sua autoridade estava exatamente neste aspecto, pois a prática do ensino torna o mestre digno de crédito e da admiração de seus alunos: “Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar.” (At 1:1) O Sermão do Monte refere-se à vivência prática do Cristianismo, de uma vivência que se distingue por ser exclusiva daqueles que servem a Cristo, de uma vivência marcada pela abnegação e humildade, renúncia à materialidade.
Trata-se de um sermão de imensa riqueza literária porque Jesus emprega diversos recursos para tornar sua fala mais interessante, mais convincente, mais clara. Jesus faz comparações (“não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;” Mt 5:14), usa provérbios (“Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.” – Mt 5.31) e metáforas. (“Vós sois a luz do mundo - Mt 5:14) São figuras de retórica que tornam o discurso mais agradável e atraente ao ouvinte, porque fazem ver as proposições feitas e ajudam a compreender as informações propostas. Em seus ensinos, Cristo procurava garantir que todos aprendessem o que ele ensinava, partindo de elementos do cotidiano, de situações concretas, das dificuldades apresentadas pelas pessoas juntamente com a solução. Nosso Cristo não iludia a multidão. Partia da realidade e carências espirituais do povo, sugerindo mudanças de atitude, arrependimento e oferta de salvação.
O Sermão da Montanha compreende os capítulos 5 a 7 de Mateus e, nesse contexto, temos os seguintes ensinos de acordo com Champlim:
Os ditos de Jesus contrastados com a compreensão comum da Lei de Moisés: 5.17 – 48. Os temas são homicídio, adultério, divórcio, juramentos, retaliação e amor ao próximo.
Os elementos do culto: 6.1-18. As colunas do culto judaico eram esmolas, oração e jejum. Jesus comentou sobre esses elementos espiritualizando-os e mostrou que o culto genuíno deve ser uma devoção exclusiva a Deus, que tem resultado em nossas atitudes e atos em relação a outros.
Temas variados demonstrando elementos da vida espiritual: o homem bom evita a crítica dirigida a outros (Mt 7.1-5); o homem bom deve ser discreto quando apresenta seu ensino aos profanos (7.6); o homem bom deve ser uma pessoa de oração ardorosa (7.7-11); a regra áurea: trate os outros como você quer que os outros o tratem (7.12); metáforas que contrastam o bom e o mau: as duas estradas (7.13,14); os dois frutos (7.15-23); os dois fundamentos (7.24-29). (Champlim, 2001, p.170):
De acordo com o resumo esquemático de Champlim, há diversos ensinos úteis para a nossa vida no Sermão. Em nossa lição, falaremos da parte inicial e das metáforas da luz e do sal que são largamente empregadas em nossos dias também.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
