ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2025
Juvenis: Andando em amor
COMENTARISTA: THAÍS DE PAULA MARTINS
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 4 - AMOR-PRÓPRIO: AMAR COMO A TI MESMO
Ao iniciar este comentário, fizemos uma pergunta: Amor-próprio e autoestima querem dizer a mesma coisa?
Partimos para a consulta e encontramos a resposta no site da Academia de Autoestima que a ela se refere como “à avaliação que fazemos de nós mesmos, muitas vezes baseada em como percebemos nossas habilidades e nosso valor em relação ao mundo ao nosso redor.” O Amor-Próprio, por sua vez, se trata “da aceitação e apreciação incondicional de si mesmo, independentemente de falhas, fracassos ou percepções externas.” (https://academiadeautoestima.com/sobre-autoestima/diferenca-autoestima-amor-proprio/. Acesso:18out2025)
A partir dos conceitos apresentados, vemos como ambos são fundamentais para se manter uma boa saúde mental. No entanto funcionam de formas distintas e se complementam, pois enquanto a auto-estima processa a avaliação própria, a autovalorização, envolvendo suas habilidades, qualidades, defeitos e valor pessoal. O amor-próprio se ocupa da valorização independentemente das características, dos atributos pessoais. A pessoa se ama da forma que é.
A percepção que a pessoa tem de si mesma impacta totalmente o seu cotidiano e o seu senso próprio de valor. É necessário acreditar nas suas competências e aceitar as fraquezas, sentir-se à vontade consigo mesmo.
Esta percepção própria se constrói durante a vida....
Antes de iniciar a escrita, detive-me diante de uma foto do aniversário de um ano do meu filho. Nela, cantávamos parabéns e ele sorria. Fiquei pensando nos sentidos que aquela foto transmite. Já perceberam o quanto é significativo, para a criança, ouvir o “Parabéns pra você!?
A música, em si, traz uma elevada dose de afetividade e, ao mesmo tempo, eleva a autoestima da pessoa a quem se dirige, da pessoa que recebe os parabéns. É extremamente significativo para a criança na construção da sua personalidade. John Drescher (1999) escreveu uma obra chamada “As sete necessidades da criança, as quais são:
1. As crianças precisam de um sentido, de um significado. Saber qual a importância da vida delas na vida dos pais e neste mundo. Assim vão desenvolver uma visão positiva de si mesmas.
2. As crianças precisam de segurança. A criança deve ter certeza do amor dos pais e tranquilidade, pois sabe que está protegida.
3. As crianças precisam de aceitação. A criança deve ser tratada e apreciada como única, ter certeza de que é amada do jeito que é.
4. As crianças precisam saber que são amadas. A forma como oferecemos amor a nossos filhos afetará profundamente o modo deles relacionarem-se com os outros. Amar e ser amado produz a sensação de pertencimento, o qual produz a segurança necessária para enfrentar a vida. Seus filhos sabem que são amados?
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
