ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2025
Juvenis: PERSONAGENS MARCANTES DA BÍBLIA
COMENTARISTA: EDILBERTO SILVA
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 13 - TIMÓTEO: NINGUÉM DESPREZE TUA MOCIDADE
Finalizamos, mais uma vez, um trimestre maravilhoso. Foi extremamente válido para nossos jovens, haja vista que vivemos numa sociedade carente de referenciais. As Escrituras estão repletas deles. Daí a importância de descortinarmos para nossa juventude e expormos, diante deles, tantos exemplos positivos que temos para que sirvam como espelho, nos quais possam fazer refletir suas boas qualidades. Embora tenhamos muitos exemplos que não estudamos, devido ao espaço editorial e o tempo reservado para isto, reservados estão apenas alguns personagens, o último deles que iremos estudar é Timóteo.
O nome Timotheos, (do grego Τιμόθεος), significa “honrado por Deus” e ocorre vinte e quatro vezes no Novo Testamento. Era neto de uma judia convertida ao Criatianismo que residia em Listra, uma colônia judaica na província da Galácia: “Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.” (II Tm 1.5) Sua mãe, Eunice, por sua vez, também era desta família judaica tradicional que esperava o aparecimento do Messias. Ambas, mãe e filha, ou seja, avó e mãe (Lóide e Eunice) esmeraram-se na educação de Timóteo, ensinando-lhe as Escrituras, a Lei de Deus. Sabemos que as lições obtidas a partir da tradição (da entrega) de família, no compartilhar das lições bíblicas é o dever dos pais. O segredo do sucesso futuro de Timóteo está na mãe e avó notáveis que ele tinha, mulheres que conheciam as Escrituras e compartilharam com o menino, contribuindo para que se tornasse um homem de grandes realizações: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” (II Tm 3.14,15)
Quando o apóstolo Paulo se refere a essas mulheres, menciona a primeira fé que tinham, a fé judaica. No entanto, é necessário frisar que a fé genuína é comunicada não apenas por palavras, mas em nível de ações, de mulheres que dão um testemunho autêntico de sua fé. Timóteo foi educado por mulheres dedicadas ao Judaísmo e, quando se converteram ao Cristianismo, viviam este fervor mais acentuado ainda.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA