ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2025
Juvenis: PERSONAGENS MARCANTES DA BÍBLIA
COMENTARISTA: EDILBERTO SILVA
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 12 - JOÃO MARCOS: A IMPORTÂNCIA DE APRENDER COM OS ERROS
João Marcos é um personagem bem conhecido no Novo Testamento e merece o nosso estudo e atenção para as situações peculiares ocorridas na sua biografia. Seu nome é duplo. O primeiro, João, significa “Yahweh mostrou graça”; de origem latina, Marcus, foi o nome mais utilizado no cotidiano. As famílias costumavam colocar nomes duplicados: em hebraico (original “Joanã – II Rs 25.23) e latim). Ele era judeu, filho de pai grego (?) e vivia numa cultura greco-latina. O latim era o idioma político e o grego era a linguagem da cultura. Marcos fora bem-educado nas letras de sua época e seu capital cultural também foi útil para a divulgação da palavra de Deus e escrita do Evangelho.
Como já foi dito, não há relatos sobre o pai de Marcos, mas a sua mãe era uma judia cristã (provavelmente viúva), por isto sua casa era designada como a casa de Maria, que era cedida para os cristãos da Igreja Primitiva realizarem as suas reuniões. Alguns afirmam que a Ceia de Cristo com os discípulos também foi realizada ali. Provavelmente, o homem que estava com o cântaro, era João Marcos:
E enviou dois dos seus discípulos, e disse-lhes: Ide à cidade, e um homem, que leva um cântaro de água, vos encontrará; segui-o. E, onde quer que entrar, dizei ao senhor da casa: O Mestre diz: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos?
E ele vos mostrará um grande cenáculo mobiliado e preparado; ali preparai-a para nós. E, saindo os seus discípulos, foram à cidade, e acharam como lhes tinha dito, e prepararam a páscoa. (Mc 14:13-16)
Um outro relato no qual Marcos, provavelmente surge, refere-se à ocorrência da prisão de Cristo no Jardim do Getsêmani. Um jovem aparece embrulhado num lençol e quase é preso também. No entanto, ele foge, sem o lençol, naturalmente com as roupas “de baixo”. A única menção deste fato está no livro de Marcos e é, por isto, que os estudiosos, supõem que ele seja este jovem: “E certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E os jovens lançaram lhe a mão. Mas ele, largando o lençol, fugiu deles nu.“ (Mc 14:51,52)
Nestas situações, o nome de Marcos não é citado. Seu nome aparece, pela primeira vez, no texto bíblico em At 12.12: “E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.“ (At 12:12) Ele era um jovem, filho de crente, que estava assistindo o crescimento da igreja e todas as perseguições que ela enfrentava para divulgar as boas-novas de salvação. Sendo filho de uma família mais abastada, não se habituara a enfrentar dificuldades de nível econômico, social e cultural. Entretanto, a sua realidade ficou totalmente diversa das suas expectativas quando começou a assistir e abrigar a Igreja em sua casa.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA