ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2025
Juvenis: PERSONAGENS MARCANTES DA BÍBLIA
COMENTARISTA: EDILBERTO SILVA
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 3 - AS FILHAS DE ZELOFEADE: O PEDIDO QUE MUDOU A HISTÓRIA
Zelofeade era descendente da família de José, da tribo de Manassés. Este filho de Héfer não teve filhos, apenas cinco filhas do sexo feminino, as quais foram Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza (Nm 26:33). Seu nome, de origem hebraica, significa “proteção do medo”, derivando de sel (sobra) e pahad (temor). A peregrinação de Zelofeade é finalizada quando seu falecimento o separa das filhas. No entanto, a história está apenas começando porque teremos acesso à pregação de um ideal de justiça, de respeito a todas as famílias, da não-discriminação. Suas filhas refletiram seus valores de coragem e integridade, defendendo a justiça e os direitos fundamentais. Estamos diante de uma história que nos oferece diversas lições morais e espirituais, com o propósito de manter uma fé inabalável e uma conduta exemplar diante das adversidades.
Percebe-se que estas moças foram educadas a valorizar o que é perene, o que perdura ao longo dos anos, como a herança e a identidade familiar. Precisamos reconhecer o significado desta narrativa bíblica, a necessidade do respeito às questões legais e territoriais relativas à distribuição da herança na Terra Prometida. A importância de Zelofeade se reflete na sua linhagem, na postura de suas filhas que, numa comunidade tribal e patriarcal, buscaram a equidade, a justiça social, a honra ao nome de sua família, a genealogia:
Ele residia na região montanhosa de Gileade, uma área rica em história e significado dentro da Terra Prometida. O contexto social em que Zelofeade estava imerso era marcado por tradições culturais arraigadas e estruturas comunitárias firmes. Essa localização geográfica desempenhou um papel crucial em sua jornada pessoal e influenciou suas interações diárias com os habitantes da região. (Disponível em: https://explorandoapalavra.com/quem-foi-zelofeade-na-biblia/. Acesso em 11jul2025.)
O filho primogênito, do sexo masculino, conduziria adiante o nome da família e seria agraciado com a herança do pai, até mesmo se a sua mãe não fosse a mulher amada (como já foi apontado a situação de Leia e Raquel): “Mas ao filho da desprezada reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto tiver; porquanto aquele é o princípio da sua força, o direito da primogenitura é dele “ (Dt 21.17) Sendo assim, a distribuição da herança sempre estava restrita aos filhos do sexo masculino. As filhas que se casassem tinham direito a um dote, um presente valioso da parte do pai:
E disse Calebe: Quem ferir a Quiriate-Sefer, e a tomar, lhe darei a minha filha Acsa por mulher. E tomou-a Otniel, filho de Quenaz, o irmão de Calebe, mais novo do que ele; e Calebe lhe deu a sua filha Acsa por mulher. E sucedeu que, indo ela a ele, o persuadiu que pedisse um campo a seu pai; e ela desceu do jumento, e Calebe lhe disse: Que é que tens? E ela lhe disse: Dá-me uma bênção; pois me deste uma terra seca, dá-me também fontes de águas. E Calebe lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores. (Jz 1:12-15)
A mulher não escolhia o seu esposo e o dote era opção de seu pai. A filha de Calebe fez uma reivindicação, tal como as filhas de Zelofeade. Nem todas as mulheres aceitaram todas as condições que foram impostas. Vejamos que eram leis estabelecidas pelos homens, pois quando Moisés orou ao Senhor, pedindo orientação, nosso Deus instruiu o servo dEle a atendê-las, Calebe também caiu, em si, e percebeu que fora injusto com sua filha.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA