ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2025
Juvenis: Uma viagem pelo Novo Testamento
COMENTARISTA: EDILBERTO SILVA
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 3 – ENTENDENDO O NOVO TESTAMENTO
O Novo Testamento foi inspirado por Deus e se tornou um presente dEle para a Humanidade. Por meio dele, nos conectamos com o Senhor, a nossa fé cristã se desenvolve e ainda poderá influenciar pessoas. O Novo Testamento prosseguirá inspirando e motivando pessoas a manterem comunhão com o Senhor.
É por isto que precisamos conhecer o Novo Testamento e a finalidade da Sua escrita. Apresentamos diversas curiosidades sobre a origem, as motivações da escrita dos livros, os contextos histórico-geográficos etc. A atitude de analisar os textos sagrados é relevante para compreender a estrutura dos textos e como se organizam nos contextos.
Esta coletânea de 27 textos contém todos os elementos que dão alicerce ao Cristianismo, cujas origens remontam ao séc. I d.C, levando-se em conta os aspectos culturais, políticos e religiosos. Os documentos que originaram a escrita dos Evangelhos estão mais relacionados à tradição oral, ao relato de pessoas que estiveram com Jesus Cristo e vivenciaram experiências inusitadas com o Mestre. São estas pessoas que vão as primeiras comunidades cristãs que, também, são mencionadas nos livros de Atos, nas epístolas e no Apocalipse.
Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra. Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio; para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado. ( Lc 1:1-4)
A palavra evangelho é de origem grega e faz referência a “boas novas” ou “boas notícias.” A principal mensagem do Cristianismo está centrada na cruz de Cristo, no anúncio da salvação que somente é obtida mediante a graça divina, a fé no sacrifício de Cristo e na crença que Ele perdoa os nossos pecados.
Enquanto Cristo esteve aqui na Terra, anunciando o Reino de Deus e a necessidade de arrependimento dos pecados, muitos seguidores testemunharam as maravilhas que fez, ouviram os seus discursos e com Ele travaram diálogos. Estas pessoas contribuíram para o registro dos Evangelhos, dos textos que contém pontos de vista específicos sobre o ministério do Salvador. Cada um dos narradores da biografia de Jesus, decidiu optar por um aspecto de seu perfil e especificar estas características na sua escrita. São narrativas distintas que nos permitem compreendem cada vez melhor o ministério do Salvador. As informações contidas nos evangelhos são complementares e reafirmam os propósitos estabelecidos para se cumprirem no ministério do Salvador.
Mateus: escreveu o evangelho com o a finalidade de alcançar o povo judeu. Por isto, vemos tantas referências ao Antigo Testamento vinculando Jesus às profecias.
Marcos: apresenta Jesus como aquele que veio para servir, é conhecido por sua objetividade.
Lucas: destaca-se por enfatizar aspectos mais abrangentes sobre a humanidade do Mestre, apresentar detalhes mais aprofundados sobre os fatos.
João: ressalta a natureza espiritual de Jesus, a Sua deidade e as relações que mantinha com os seus discípulos: “ Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém. “ (João 21:24,25)
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA