ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Juvenis: Uma viagem pelo Antigo Testamento
COMENTARISTA: THIAGO PANZARIELLO
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 4 – OS HEBREUS VÃO PARA O EGITO
Caro professor, teremos a alegria de ver, mais uma vez, como o Senhor trabalhou para preservar uma nação. As personagens desta história enfrentaram obstáculos desde o início para ver a sua descendência progredir. Abraão teve apenas um filho com Sara; Isaque teve dois, mas apenas Jacó daria prosseguimento à nação. Jacó, por sua vez, foi agraciado com doze filhos e uma filha. Abraão e Isaque demonstraram preferência por um dos filhos e Jacó fez o mesmo. Seu filho eleito foi José, o décimo-primeiro, cujo nome aparece mais de duzentas vezes no Antigo Testamento e significa “acrescentar”, “aumentar”, “tornar a fazer”.
Para alguns, José era o filho mimado que tinha todos os privilégios, apenas por ter nascido de Raquel, o grande amor da vida de Jacó (agora Israel). No entanto, havia outros aspectos para se avaliar:
Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai.
E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente. (Gn 37. 2-4)
Como podemos verificar, no texto acima, José tinha um relacionamento com os irmãos que foi se complicando, porque não era mais “confiável”, haja vista que ele reportava (ao pai) o que os irmãos faziam. A convivência foi se tornando cada vez mais difícil, porque Israel confiava apenas em José e via nele o sucessor, tendo em vista que o considerava mais responsável que os outros. Ora, todos nós sabemos que o filho primogênito é o herdeiro da túnica colorida. A vestimenta diferenciada o destaca dos demais, dando-lhe a posição de preeminência sobre os outros. Entretanto, o pai concedeu esta posição a José. Imaginemos o sentimento de Rubem associado ao ódio que os outros já alimentavam. A situação ficou deveras complicada.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA