ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Juvenis: UM ESTUDO PANORÂMICO DE APOCALIPSE
COMENTARISTA: PAULO HENRIQUE RODRIGUES DA SILVA
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 13 - AVISOS E PROMESSAS FINAIS
Que bom! Chegamos ao final de mais um trimestre no qual fizemos inúmeras descobertas relativas ao Apocalipse. Cremos que foi extremamente proveitoso para os alunos. O conhecimento escatológico é um marco na vida deles, haja vista que se trata de saberes do que está por vir, o que irá estimulá-los a preparar-se para o retorno de Cristo e, além disto, ficarão mais atentos aos sinais dos tempos. Sim, a leitura deste livro curioso e surpreendente nos estimula a buscarmos ao Senhor e procurarmos andar na sua presença.
As palavras do Senhor, trazidas pelo Seu anjo, são fiéis e verdadeiras. O Mensageiro divino veio revelar, ao servo de Deus, tudo o que haveria de acontecer: “E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.” (Ap 22.6). No entanto, esta não é a única declaração de autenticidade destas Escrituras, também vemos em:
Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;(Ap 1.1)
E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. (Ap 21.5)
Por três vezes, vemos o apelo à fidelidade e veracidade à escritura deste livro que, também, resultou da mediação dos anjos na Revelação das Últimas Coisas. Por isto que é “bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”. (Ap 22.7). Prosseguindo nossa leitura, vemos que o apóstolo João receber a recomendação de não selar as palavras do livro porque o tempo está próximo (Ap 22.20). Ou seja, o livro selado, ficaria fechado e sua mensagem não estaria disponível para todos. Foi o que aconteceu no tempo de Daniel: “E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.” (Dn 12.4) O livro foi selado e o que nele estava escrito, foi revelado no Apocalipse.
Antes que a mensagem do tempo do fim fosse introduzida, uns 600 anos antes, Daniel estava recebendo a revelação que devia ficar selada, até vir João que fazia parte da geração de última hora (“Porque o tempo está próximo” -Ap 1.3) As profecias vão se tornando cada vez mais claras. É assim que as pessoas vão compreendendo o Evangelho.
Há duas classes de pessoas em foco no seguinte versículo: “Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.” (Ap 22.11) São pessoas justas, ou seja, boas, em comunhão com Deus, seguindo o caminho da salvação e pessoas injustas, más, no caminho da perdição, separadas de Deus. Aqueles que estão no caminho estreito, fizeram a opção correta: “E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” (Mt 7.14). Como o Senhor Jesus nos diz, são poucos que encontraram o verdadeiro caminho, o caminho da justiça, porque muitos não querem mudar, não querem abandonar a impiedade para seguir em direção ao caminho santo. No entanto, o Senhor nos exorta: “Escolhei hoje a quem sirvais...” (Js 24.15 b) A partir desta escolha, será possível “ver a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.” (Ml 3.18) Pois o Senhor nos exorta: “Quem é santo, seja santificado ainda....”; “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor [...] Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;” (Hb 12.14,22). É uma escolha, uma decisão pessoal que consiste na busca pelo progresso espiritual de cada um, na possibilidade de alcançar a posição que tantos almejam de estar cada vez mais próximo do Senhor....Ele nos convida: Vinde a mim! Basta atender ao chamado desde p princípio de todas as coisas.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA