ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Juvenis: UM ESTUDO PANORÂMICO DE APOCALIPSE
COMENTARISTA: PAULO HENRIQUE RODRIGUES DA SILVA
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 12 - A NOVA JERUSALÉM
João foi um bem-aventurado, um escolhido do Senhor, um privilegiado, o único homem que nos fez ver a Canaã Celestial segundo a sua visão. Jesus se referiu ao céu como o lugar aonde iremos morar na eternidade: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.” (Jo 14.1) Local que, descrito por João, apenas nos torna mais ansiosos de lá morar. Almeida (1999, p.255) afirma que “Não devemos, entretanto, pensar em distância, em termos de espaço físico, como se o futuro lar dos remidos estivesse além do Sol ou das estrelas, como em geral se canta nas igrejas, e como creem alguns povos muçulmanos que usam a expressão “atrás do Sol” para morte.” O lar celestial, que fica além do véu, é alcançado pelos crentes que transpõem o véu e entram no gozo do Senhor para habitar eternamente com os remidos de todas as idades.
Do que se trata este véu transposto pelo crente para habitar na eternidade? Almeida (1999, p.255) esclarece que “para o crente, o véu que faz a separação entre o presente estado e o estado eterno é a morte física ou a transformação em vida por ocasião do arrebatamento.”
Desconhecemos como será exatamente a bem-aventurança futura, como será entrar nas mansões celestiais, para fazer parte da glória celestial, mas a Bíblia nos dá algumas amostras “do que será o gozo preparado por Deus para os seus filhos.” (op.cit., p.225)
João afirma que viu “um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.” (Jo 20.1). Após as catástrofes terrestres, tudo será renovado e os filhos de Deus habitarão num lugar de paz, num mundo totalmente novo, em novos céus e nova terra, onde habita a justiça, onde o pecado já não tem pujança (influência).
Também precisamos distinguir três tipos de céus segundo as Escrituras: o primeiro céu é o inferior (auronos), o céu intermediário (mesoranios) e o superior (eporanios).
1. O céu inferior é o céu da atmosfera, onde as aves e aviões sobrevoam, a chuva desce, as nuvens passam, se processam os trovões e relâmpagos. Foi chamado por Deus de “a face de expansão” e “extremidade inferior do céu” : “e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.” (Gn 1.20); “Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade.” (Lc 17.24)
2. O Céu Intermediário é o céu estelar ou planetário, também chamado de céu astronômico. A Bíblia o chama de a “altura”.
3. O Céu Superior, chamado de “as alturas”:
“Mas o Senhor nas alturas é mais poderoso do que o ruído das grandes águas e do que as grandes ondas do mar.” (Sl 93.4). “E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.” (At 1.9)
“ [...] havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas.” (Hb 1.3)
Em II Co 12.2, o terceiro céu, é indicado como o paraíso, o céu dos céus que está acima de todos nós. Este é o lugar onde Deus habita:
“Só tu és Senhor; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora.” (Ne 9.6)
“Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.” (Jo 3.13)
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA