ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Juvenis: CONHECENDO OS LIVROS DOS PROFETAS
COMENTARISTA: THIAGO SANTOS
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 11 - SOFONIAS E AGEU
SOFONIAS que, em hebraico, é grafado "Tsephan-Yah", significa "Jeová esconde", "Jeová protege", ou, ainda, "tesouro". Este profeta era membro da família real judaica, pois era filho de Cusi, tataraneto do rei Ezequias. Seu ministério desenvolveu-se nos dias do rei Josias, o último rei fiel de Judá: “Palavra do SENHOR, que veio a Sofonias, filho de Cusi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá.” (Sf.1:1). Portanto, ele tinha acesso à corte e conhecimentos do clima em Jerusalém.
A proteção do Senhor, que é evidenciada em seu próprio nome, está registrada em: “Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; pode ser que sejais escondidos no dia da ira do Senhor.” (Sf 2.3)
O livro do profeta Sofonias foi escrito, aproximadamente, no período de 625 a.C – 630 a.C. O seu ministério teve atuação no período do reinado do Rei Josias (640 – 605 a.C.) e antes da queda de Nínive em 612 a.C.: “Estenderá também a sua mão contra o norte, e destruirá a Assíria; e fará de Nínive uma desolação, terra seca como o deserto”. (Sf 2:13).
A firme condenação da idolatria e indisciplina sugere que ele tenha profetizado antes de 621, se não antes de 628, quando Josias executou a grande reforma. Se a profecia tiver precedido a primeira purificação, 630 a.C. será a data provável. Se precedeu a purificação posterior, 625 será a data mais conveniente. (Elissen, 1993, p.324)
Mensagem contemporânea à de Jeremias, o profeta prega de modo análogo ao profeta das lágrimas, trazendo o anúncio do juízo divino sobre Judá por causa da rebeldia.
O livro de Sofonias tem três capítulos e pode ser dividido em duas partes:
a) 1ª parte - o juízo universal - Sf.1-3:7
b) 2ª parte - o estabelecimento do reino - Sf.3:8-20
Naquele período, houve diversas mudanças nos grandes impérios mundiais: a Assíria estava declinando e a Babilônia iniciava seu processo de ascensão sobre as outras nações diante da batuta de Nabopolassar. O Egito penetrava de modo ineficiente na Palestina e o Reino de Judá se enfraquecia sob a batuta de Manassés, que se tornou um vassalo da Assíria, um pagador de impostos que se valia disto para sentir uma reles segurança diante das outras nações. Após um período de 55 anos de sangue derramado nos reinados de Manassés e Amon, o Reinado de Josias, de acordo com II Crônicas 34, está dividido da seguinte forma:
a. 640-632 a.C. — Princípio do reinado até buscar o Senhor aos dezesseis anos.
b. 632-629 a.C.— Período de reinado depois de buscar o Senhor, antes da reforma.
c. 628-621 a.C. — Primeira purificação da idolatria em Jerusalém e todo Israel.
d. 621-609 a.C. — Posterior purificação depois de ser encontrado no templo o Livro da Lei e reunido o povo para renovação da aliança.
O Rei Josias foi auxiliado e recebeu a influência de homens de Deus, profetas como Sofonias que lhe acompanharam na reforma do governo e na instituição do retorno à religiosidade, da reforma.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA