ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Juvenis: CONHECENDO OS LIVROS DOS PROFETAS
COMENTARISTA: THIAGO SANTOS
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 4 - EZEQUIEL, UM JOVEM COM VISÕES
O terceiro livro dos profetas hebraico, "Yehez'qel", que recebeu o nome de seu autor, cujo nome significa "fortalecido por Deus“. O Senhor o levantou para trazer a mensagem divina em pleno cativeiro, a um povo enfraquecido e desesperançado com a escravidão a que fora submetido.
Ezequiel era filho do sacerdote Buzi. Foi um dos judeus levados cativos para a Babilônia na segunda deportação determinada por Nabucodonosor (Cf. Ez.1:1 e II Rs.24:12-14). Conduzido às margens do rio Quebar, um rio da Mesopotâmia onde Nabudonosor instalou uma colônia de judeus. Foi ali, depois de cinco anos de exílio, que o profeta passou a ter visões de Deus e a receber mensagens para transmitir ao povo cativo.
E aconteceu no trigésimo ano, no quarto mês, no quinto dia do mês, que estando eu no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus. (Ez 1.1)
Então saiu Joaquim, rei de Judá, ao rei de Babilônia, ele, sua mãe, seus servos, seus príncipes e seus oficiais; e o rei de babilônia o tomou preso, no ano oitavo do seu reinado. E tirou dali todos os tesouros da casa do Senhor e os tesouros da casa do rei; e partiu todos os vasos de ouro, que fizera Salomão, rei de Israel, no templo do Senhor, como o Senhor tinha falado. E transportou a toda a Jerusalém como também a todos os príncipes, e a todos os homens valorosos, dez mil presos, e a todos os artífices e ferreiros; ninguém ficou senão o povo pobre da terra. (II Rs 24.12-14)
Colocado numa comunidade, segundo Archer (2012, p.464), “perto de Nipur (cerca de 80 Km a sul da Babilônia, no Rio Eufrates) chamada Tel- Abibe, no grande canal (o sentido mais exato do “rio Quebar”). Esse canal, o Naru Kabari das inscrições em cuneiforme, corria do Eufrates , ao norte da Babilônia, quase cem quilômetros para o sudeste, para Nipur voltando ao Eufrates ao sul de Ur e irrigando a planície de aluvião entre o Eufrates e o Tigre. Ezequiel foi chamado ao seu ministério profético em 592 a.C. (o quinto ano do cativeiro do rei Joaquim) quando ele mesmo tinha uns trinta anos de idade.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA