ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Juvenis: CONHECENDO OS LIVROS DOS PROFETAS
COMENTARISTA: THIAGO SANTOS
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 1 - CONHECENDO OS PROFETAS MAIORES
Querido (a) professor (a), seja bem-vindo (a) a mais um trimestre no qual estaremos “Conhecendo os livros dos profetas”. Faremos uma espécie de tour pelos livros dos profetas e falaremos sobre o estilo literário, os propósitos do livro, o ambiente geográfico, o período histórico e as motivações da escrita da obra. Isto nos faz compreender a obra e o seu contexto, bem como a aplicação das profecias na atualidade. Falaremos sobre tais proposições no decorrer dos comentários.
Nosso Deus escolheu Israel para ser a Sua propriedade exclusiva entre as nações da Terra. Por meio daquele povo santo, o Senhor falou com todos os povos. Assim, para que o povo israelita não se corrompesse, devendo guardar a Lei e estar atento para ouvir a voz do Senhor: “Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.” (Pv.29:18). O Senhor sempre levantou, profetas, no meio de Israel, que eram Seus porta-vozes, como havia sido prometido ainda no deserto através de Moisés, deixando claro qual era a responsabilidade de um profeta e como ele deveria agir em nome do Senhor:
Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou?
Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele. (Dt 18.20-22)
Moisés foi um profeta que teve o reconhecimento do povo por causa de sua conduta, comunhão com Deus e autoridade espiritual: “E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face;” (Dt 34.10)
A palavra "profeta" é grega e significa "aquele que fala por alguém". Profeta é, portanto, a pessoa que fala por Deus, podendo, ou não, predizer o futuro. Daí a necessidade da comunhão com o Pai Celestial e autoridade espiritual. No hebraico, as palavras utilizadas para profeta, são três: "nabi", "roeh" e "hozeh", palavras que aparecem reunidas em I Cr.29:29: “Os atos, pois, do rei Davi, assim os primeiros como os últimos, eis que estão escritos nas crônicas de Samuel, o vidente, e nas crônicas do profeta Natã, e nas crônicas de Gade, o vidente.” (1 Cr 29:29)
A palavra mais comum nas Escrituras hebraicas é NABI e tem o mesmo significado do grego "profeta", ou seja, "anunciador", "declarador". Já "ROEH" e "HOZEH" significam "aquele que vê", ou seja, "vidente", como está traduzido na versão em língua portuguesa, que era, segundo I Sm.9:9 a antiga denominação dos profetas, querendo, com isto, dizer aquele que tem uma visão sobrenatural, aquele que Deus dá a enxergar algo que os homens não veem: “(Antigamente em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia assim: Vinde, e vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje, antigamente se chamava vidente)”. (1 Sm 9:9).
O primeiro profeta, assim nomeado pelo próprio Deus, nas Escrituras foi Abraão, como vemos em Gn 20.7 a: “Agora, pois, restitui a mulher ao seu marido, porque profeta é, e rogará por ti, para que vivas.” No entanto, o livro de Judas apresenta Enoque exercendo o ofício de profeta antes que Abraão: “E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;” (Jd 1:14) Foi a partir de Moisés que o Senhor sempre levantou profetas no meio do Seu povo, colocando a Sua Palavra em suas bocas para que todos ouvissem a Palavra oriunda do próprio Deus e, assim, conhecessem o verdadeiro caminho s seguir: “E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer. E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus. (Ex 4:15,16).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA